Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR é finalistas de prêmio internacional que reconhece práticas que melhora a vida de pacientes

Programa Saúde por todo o Pará nos territórios indígenas está entre os três melhores

Por Governo do Pará (SECOM)
01/09/2023 18h05

O Governo do Pará, por meio do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, tem um dos três vídeos selecionados no mundo concorrendo ao Prêmio Inovação em Cuidado Centrado na Pessoa 2023, que reconhece programas, práticas e soluções que melhoraram radicalmente a experiência e a entrega de cuidados centrados na pessoa para colaboradores, pacientes, famílias e/ou as comunidades. O CIIR concorre na categoria Inovação Planetree, e o ranking da premiação (1º, 2º e 3º lugar) será divulgado durante a Conferência Internacional Planetree, que este ano será realizada em Boston, Massachusetts.

O vencedor será anunciado e reconhecido no jantar de Premiação de Cuidado Centrado na Pessoa de 2023, dia 11 de outubro, durante a Conferência Internacional Planetree, que será realizada presencialmente nos Estados Unidos.

O vídeo destaca a participação da equipe multiprofissional do Centro de Reabilitação, através do Programa "Saúde por todo Pará: Expedições Indígenas", que entre os anos de 2021 e 2022, realizou sete expedições, garantindo mais de 12 mil atendimentos para os povos indígenas paraenses de nove etnias.

Para o Secretário de Saúde, Romulo Rodovalho, essa premiação confirma o trabalho de excelência que o Governo do Estado promove para a população paraense. “Nosso trabalho é focado em descentralizar os atendimentos de saúde e garantir que esses atendimentos sejam de qualidade para toda a nossa população. O Programa Saúde por todo o Pará nos territórios indígenas é um exemplo excelente do nosso esforço e dedicação para levar saúde para todos”.

A parceria com o CIIR no programa contou com a atuação de 60 colaboradores da instituição que efetivaram mais de dois mil atendimentos multiprofissionais, superando as dificuldades de acesso à saúde enfrentadas pelas comunidades indígenas. No total foram percorridos aproximadamente 8 mil km na região Amazônica que abrange uma área com mais de 6 milhões de km.

Segundo a responsável técnica da Coordenação de Saúde Indígena e Populações Tradicionais, Putira Sacuena, o Governo do Estado desenvolve o Programa Saúde por todo o Pará por territórios indígenas, levando assistência em saúde pública à população. O CIIR surge como um parceiro muito importante ao disponibilizar sua equipe para um atendimento diferenciado às crianças e indígenas com deficiência. “Este resultado fantástico é fruto do comprometimento do Governo, por intermédio da Sespa. Este projeto segue com toda a estrutura que o CIIR disponibiliza. Para proporcionar todo este aparato tecnológico, o Governo do Estado capacitou os profissionais para ofertar atendimento diferenciado”.    

O Prêmio de Inovação em Cuidado Centrado na Pessoa foi criado pelo Planetree Internacional para reconhecer organizações que criaram programas, práticas ou soluções que levaram a mudanças mensuráveis e sustentáveis na maneira como o cuidado centrado na pessoa são prestados à equipe, pacientes e / ou comunidades. As organizações são convidadas a apresentar projetos de inovação.

Segundo a diretora executiva do CIIR, Rejane Xavier, os indicados ao prêmio inovação serão considerados para inclusão na Biblioteca Líder de Práticas de Cuidado Centrado do Planetree, que será lançada no final de 2023. A gestora destaca ainda o importante reconhecimento de dois projetos da instituição. “Isso é transformador e remete a grandeza do que promovemos neste centro de reabilitação, levando assistência especializada em áreas remotas, e se conectando através do diálogo intercultural, adaptando o cuidado para contemplar os interesses e modos de vida, que são pilares do cuidado centrado que praticamos no CIIR”.

Rejane Xavier destaca também que o projeto contribuiu ainda para o fortalecimento de um sistema de saúde mais equitativo, e configurou uma experiência transformadora para todos os envolvidos no processo do cuidado. “É o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela equipe do CIIR, a qual eu parabenizo por toda construção”, concluiu.

O CIIR participou do Programa "Saúde por todo Pará: Expedições Indígenas" com a oferta de atendimentos com equipes multiprofissionais, a exemplo da fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, serviço social e psicologia, além de encaminhamentos para variadas especialidades e dispensação de meios auxiliares de locomoção.

Expedição Saúde - Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a primeira ação “Saúde Por Todo o Pará Nos Territórios Indígenas” ocorreu em setembro de 2021 nos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte, no sudeste, com quatro aldeias atendidas. A segunda ação ocorreu em outubro de 2021, nos municípios de Altamira e Anapu, no oeste, com 18 aldeias atendidas. Em novembro de 2021, foram atendidas nove aldeias no município de Novo Progresso, no sudoeste do Pará. Em 2022, o projeto atendeu os territórios indígenas Gavião, Suruí Aikewara, Tembé, Amanaye, Parakanã e Borari.

Projeto Meninos do Rio - Relevante informar ainda que, pelo segundo ano consecutivo, o Centro de Reabilitação paraense foi um dos seis escolhidos no Brasil na categoria pôster ao apresentar o Projeto "Meninos do Rio", que oferece a prática de canoagem e stand UP paddle, canoa havaiana, caiaque, adaptados às Pessoas com Deficiência (PcD´s) física, visual, auditiva e intelectual, assistidas pela instituição, que possui uma configuração geográfica privilegiada às margens da Baía do Guajará, onde o esporte inclusivo é praticado.

Proposta como terapia e denominada de “Meninos do Rio”, a canoagem é conduzida pela equipe da Mecanoterapia, que faz parte do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), que estimula os usuários a trabalharem o aspecto cardiorrespiratório, amplitude de movimentos, fortalecimento muscular dos membros superiores e inferiores, além do controle de tronco. Ainda fortalece a socialização entre os praticantes.

Treinamento - Para preparar fisicamente os participantes do projeto, cerca de 30 usuários passam por treinamento com hidroterapia e mecanoterapia nas piscinas da unidade. A atividade contribui para a melhoria da qualidade de vida e condicionamento físico, durante a prática da canoagem na Baía.

No ano anterior, o CIIR teve trabalho selecionado e representou o Governo do Pará na Conferência Internacional, considerado um dos três maiores eventos do mundo nessa temática.

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.

Texto: Vera Rojas