Hospital de Clínicas destaca a importância do educador físico na melhora da saúde mental
O exercício físico traz inúmeros benefícios para a saúde mental, tanto para os pacientes internados quanto para os acompanhantes
Pacientes durante partida de volei
"O exercício físico melhora todas as capacidades físicas e mentais dos indivíduos", é o que destaca a professora de educação física do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, Pamela Oliveira. Nesse contexto, a realização de atividades físicas, para os pacientes da Clínica Psiquiátrica do HC, atua na diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão, como afirma a educadora.
"Das principais atuações dos profissionais de educação física no Hospital de Clínicas, temos a psiquiatria, tanto na emergência psiquiátrica, quanto no Serviço de Internação Breve (SIB). O exercício físico melhora todas as capacidades físicas e mentais dos indivíduos, regula hormônios, melhora a força, a flexibilidade, diminui os sintomas ansiosos, depressivos, psicóticos e melhora a metabolização dos fármacos, que a gente sabe que na clínica psiquiátrica são muito fortes", pontua Pamela Oliveira.
Pamela ainda ressalta que a melhora do paciente, através das atividades físicas, beneficia a qualidade de vida dos acompanhantes. "Então, se eu melhoro a força do paciente, se eu consigo diminuir os efeitos colaterais da medicação, ele consegue dormir melhor, consequentemente, eu também consigo melhorar a qualidade de vida daquele cuidador que está acompanhando aquele paciente. Então, ver que o paciente está disposto, está mais feliz, consegue dormir melhor, consegue se comunicar melhor, não trago benefícios apenas para ele, e sim para o acompanhante", declara.
Paciente em atividade com pipas
Atualmente, o HC possui uma equipe composta por quatro professores de educação física e quatro residentes, que além de atenderem a emergência psiquiatra, atendem os servidores, com projetos laborais. "E logo mais realizaremos atividades na pediatria, também", afirma Pamela Oliveira.
Atividades no HC - A equipe de educação física realiza diversas áreas da educação física, como a academia terapêutica, vôlei, atividades lúdicas, e jogos. Além de atividades como o Dia da Pipa, Dia da Caça ao Tesouro, campeonato de tênis de mesa, musicalidade, educação em saúde, ginástica laboral, caminhada, futebol de campo, semana dos jogos lúdicos tradicionais, pintura, treinamento funcional, treinamento aeróbio e musculação.
Texto: Kelly Barros (Ascom/HC)