Semas incentiva pequenos produtores com nova edição da Feira de Agricultura Familiar e da Sustentabilidade
A diversidade de produtos orgânicos ofertados e o incentivo à reciclagem foram destaque nos dois dias da Feira
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar e da Sustentabilidade, sendo dois dias de evento, com encerramento nesta quinta-feira (31). A iniciativa, que faz parte do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Peaaf) e que busca o desenvolvimento rural sustentável no território paraense, ocorreu em dois pontos: na Casa Vicente de Paula, localizada na Avenida Magalhães Barata, 138, em Nazaré, e na sede da Semas, no bairro do Marco, em Belém.
Na Feira, são ofertados ao público uma gama de produtos de origem orgânicas, como frutas, laticínios, hortaliças e mel para os moradores da comunidade local e servidores da Semas, bem como produtos naturais para pele, como sabonetes e óleos diversos.
“Já participamos há alguns anos da feira organizada pela Semas e a gente atinge um público muito bom tanto no bairro de Nazaré, como no bairro do Marco, porque nós vendemos tanto para os servidores da Semas quanto para o público que passa nos arredores da feira. E o público gosta dos produtos pois esses são comercializados direto do produtor para o consumidor, então, os consumidores sabem da qualidade dos nossos produtos. Também é muito prazeroso, pois podemos ter uma avaliação da qualidade dos produtos quem vêm direto do campo”, contou Raimunda Cléa, produtora da comunidade quilombola Boa Vista do Itá, em Santa Izabel.
“Essa feira é muito importante para nós produtores, pois melhora e aproxima mais o nosso contato com o consumidor. É de suma importância que a Semas nos dê esse apoio, por isso nós agradecemos por esse suporte que vem nos proporcionando”, finalizou.
Isabele Carvalho, pedagoga e técnica da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM) da Semas, explicou que o propósito da feira é estimular os pequenos agricultores que participam do evento. “O evento sensibiliza tanto a população e os moradores vizinhos quanto os técnicos, para que possam ter uma alimentação mais saudável, bem como uma atitude bem mais sustentável. Os produtos ofertados na feira são produzidos de forma agroecológica, com pequenas quantidades de defensivos químicos então dessa forma, orientamos a população para o consumo de produtos e alimentos mais saudáveis e sustentáveis”, informou.
No espaço onde ocorre a feira também há coletores de materiais recicláveis, como garrafas pets, papel e papelão, vidros, alumínio, além das pilhas e baterias usadas, que são trocados por mudas de plantas medicinais e para decoração de residências. Durante o período da feira, também é possível realizar a permuta de material reciclável por biofertilizante, um adubo químico produzido no biodigestor que funciona na própria Secretaria. Após realizada a troca, todo o material arrecadado é entregue para o Instituto Alachaster, que atua em parceria com a Semas na feira, onde posteriormente encaminham os produtos recebidos para cooperativas e outros destinos para reciclagem.
Na Feira da Agricultura Familiar e da Sustentabilidade também é possível encontrar produtos oriundos das oficinas de ecobijuterias, ministradas pela Semas nas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém, representando mais uma oportunidade de geração de renda. Nessas ocasiões, os participantes das oficinas têm a oportunidade de comercializar o que é produzido nas UsiPaz com suas próprias mãos. As produções são das mais variadas modalidades, como colares, brincos e pulseiras, feitos com materiais que seriam descartados de forma irregular no meio ambiente, como papel de revista, embalagens de perfumes, sabonetes, bolsas e demais itens.
Texto: Lucas Quirino (Ascom Semas)