Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CENTRO HISTÓRICO

”Uma Noite no Museu" chega à sua quarta edição nesta sexta-feira (1)

A novidade é a incorporação do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) no circuito noturno de visitação por museus e memoriais

Por Iego Rocha (SECULT)
31/08/2023 18h01


O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza nesta sexta-feira (1) a quarta edição do projeto "Uma Noite no Museu". A novidade desta edição é a incorporação do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) no circuito noturno de visitação por museus e memoriais no centro histórico de Belém. A programação ocorre até às 22h e é gratuita.

Fundado em 1900 durante o governo de Paes de Carvalho com a finalidade de produzir e divulgar o conhecimento acadêmico do Pará, o IHGP proporcionará ao público uma imersão em seu acervo. Dentre as obras, encontram-se mobílias, louças, fotografias e telas de nobres da própria Casa de Bragança de Portugal, como os Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II, além de Dona Maria da Glória, filha de Pedro I e que tinha o título de "Princesa do Grão-Pará".

Ainda no IHGP, localizado na Rua do Aveiro, 62, no bairro da Cidade Velha, estarão disponíveis duas exposições: "Águas Turvas - Paisagens Insurgentes da Adesão de 1823", que conta com documentos, imagens e outros itens relacionados à temática; e "A Galeria Imperial do IHGP", com destaque para a própria sede do IHGP, abrigado no Prédio Solar Barão do Guajará, que naquele período foi residência do historiador político Domingos Antônio Raiol, o Barão de Guajará, autor da obra “Motins Políticos”, trabalho clássico sobre a revolta da Cabanagem.

“Nossa expectativa é a melhor possível para esta sexta e ficamos muito felizes com o convite da Ursula (Vidal) para participarmos desta edição. Somos uma associação cultural centenária que é privada, e é mais uma oportunidade de nos fazer conhecer pelo grande público como uma instituição que, através da exposição de seus acervos museológicos, faz a difusão do conhecimento sobre fatos políticos históricos do Estado no século XIX”, afirma Anaiza Vergolino, presidente do IHGP. 

Circuito - Cerca de 20 mil pessoas visitaram os espaços museológicos na edição anterior. Nesta, além do IHGP, integram o circuito noturno: o Museu do Forte, o Museu do Círio, o Museu do Estado do Pará, o Museu de Arte Sacra e o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, além do Centro Cultural Palacete Faciola, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Parque Cemitério Soledade, que foram integrados ao projeto na terceira edição. 

“Esperamos novamente a forte adesão do público para que esta edição também seja um sucesso. A cada edição temos buscado trazer uma novidade. Nesta, incorporamos o IHGP, esse instituto centenário abrigado em um antigo casarão do período imperial, bem perto do Museu do Estado, e que estará com duas exposições belíssimas. Todo esse movimento fortalece a economia da cultura e da arte e valoriza não só os equipamentos museais, mas também a paisagem urbana e o nosso patrimônio histórico”, afirma a secretária de Cultura, Ursula Vidal.

Entre as exposições que poderão ser visitadas na noite desta sexta-feira estão: "Brecheret Modernista - A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade", no Museu do Estado do Pará; “Eneida Simplesmente”, no Museu da Imagem e do Som, no Centro Cultural Palacete Faciola; “Uma Poética Natural”, na Galeria Fidanza do Museu de Arte Sacra; e “Amazônia Presente”, na Casa das Onze Janelas. 

No Museu do Estado ainda, o público presente terá acesso à reserva arqueológica que está sob a salvaguarda da Secult. Entre as peças estão urnas funerárias e outros itens de acervo do Cemitério da Soledade, coletados em escavações. A programação intitulada “Arqueologia para Todos” contará com mediações guiadas pela equipe de arqueologia da Secretaria de Cultura e também é uma das novidades desta edição. 

“O objetivo é apresentar ao público as etapas de trabalho de arqueologia realizado nas obras do Governo do Estado, com ênfase no material coletado durante as escavações realizadas no Cemitério da Soledade. Queremos, com isso, aproximar o público desta etapa científica fundamental para a preservação da memória e da história do nosso Estado, além de proporcionar uma rica experiência para nossos visitantes”, explica Tamyris Monteiro, diretora do MEP. 

A quarta edição do "Uma Noite no Museu" contará, ainda, com o Preamar da Criatividade, na Praça da Fonte, com um set do DJ ProEfx a partir das 17h. O momento integrará as atividades no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, proporcionando aos visitantes a experiência de uma conexão (ou ainda reconexão) com os espaços museais do complexo Feliz Lusitânia, por meio da integração com a música.

Serviço: 4ª edição do projeto 'Uma noite no Museu'*

Data: Sexta-feira (1)
Circuito: Museu do Forte do Presépio, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará, Museu de Arte Sacra, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas - Complexo Feliz Lusitânia - Praça Frei Caetano Brandão, S/n.
Cemitério Parque da Soledade - Av. Serzedelo Corrêa, 514.
Centro Cultural Palacete Faciola - Av. Nª Sra. de Nazaré, 138. 
Museu da Imagem e do Som - Av. Nª Sra. de Nazaré, 194.
Instituto Histórico e Geográfico do Pará – Rua Aveiro, 62.

Horário: 18h às 22h.

Texto: Amanda Engelke (Secult)