Terminal Hidroviário do município de Almeirim reforça a estrutura portuária na região do Baixo Amazonas
Inaugurado pelo Governo do Estado em maio de 2021, o Terminal Hidroviário de Almeirim, na região do Baixo Amazonas, mudou a realidade de quem precisa embarcar e desembarcar na cidade. Com uma estrutura moderna e segura, o equipamento público mudou para melhor a vida dos mais de 34 mil habitantes, além de visitantes do município.
Com investimentos na ordem de R$ 3,7 milhões, o terminal conta com cadeiras confortáveis para acomodar os passageiros; televisão; sala para órgãos do Estado; bebedouro; ventilação; lanchonete; guichês para vendas de passagens e banheiros masculino, feminino e portadores de necessidades especiais, além de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
A obra naval do Terminal é composta por três rampas metálicas articuladas de 25 metros, além de flutuante metálico de 5 metros, ambos cobertos. Na parte externa do terminal, também foi preparado um espaço estruturado para a venda de queijos e outros produtos típicos da região.
De acordo com a administração do terminal, o atendimento tem recebido cerca de 3 mil passageiros por mês. Quem mora na cidade reconhece a importância do terminal para o desenvolvimento de Almeirim. É o caso do empresário Reginaldo Medeiros, dono de um hotel localizado bem em frente ao terminal. Ele afirma que o novo equipamento fez aumentar o número de visitantes no município.
“O terminal ficou muito bem planejado e bem feito. É uma obra muito boa. Tá sendo um tráfego de pessoas sem perigo. O barco encosta e todo mundo desce sem problema nenhum. Antes era horrível. O trapiche era de madeira e as pessoas iam se equilibrando. Hoje está melhorando cada vez mais. Mudou pra melhor a cara da cidade”, declarou.
Quem também está contente com o novo terminal é a vendedora Elieth da Trindade. Ela afirma que “depois que o embarque e o desembarque passaram para este novo terminal, melhorou bastante. Antes os passageiros não tinham onde ficar esperando as embarcações. Agora eles ficam aqui, com conforto. Foi uma melhoria muito grande.”
Anderson Paiva dos Santos, estivador Foto: Bruno Cecim / Ag.ParáO estivador Anderson dos Santos trabalha todos os dias no terminal, auxiliando no embarque e desembarque de passageiros. Ele afirma que o novo terminal deu mais estrutura para a execução do trabalho. “Ficou muito melhor pra gente que trabalha aqui. Agora trabalhamos na sombra e também protegidos da chuva. O novo terminal também fez crescer o número de pessoas que visitam a nossa cidade” informou.
Baixo Amazonas - Entre os anos de 2019 e 2023, o Governo do Estado já entregou 10
novos terminais hidroviários totalmente estruturados para garantir conforto e segurança aos
moradores de municípios localizados na região do Baixo Amazonas. Ao todo, as obras representaram um investimento superior a R$ 39,5 milhões.
“O Estado realizou um grande investimento com o objetivo de estruturar e promover a integração dos municípios por meio do modal hidroviário, principalmente as regiões que têm os seus rios como principais vias de acesso, como o Baixo Amazonas e o Marajó. Seguimos trabalhando para garantir a estruturação e modernização dos terminais paraenses e mais segurança para a população”, declarou o engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará.