Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Semu leva ações de empoderamento feminino e combate à violência para o Xingu

Equipe técnica visita municípios da região para implantar políticas públicas e fortalecer parcerias em defesa dos direitos das mulheres

Por Helena Saria (FCP)
31/08/2023 12h51

Foto: DivulgaçãoNeste mês de agosto, a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) deu início a uma série de ações estratégicas voltadas para o empoderamento feminino e o combate à violência de gênero. Nesse contexto, uma equipe composta pela servidora da Semu e assistente social, Rosana Moraes, e pela conselheira estadual dos Direitos da Mulher, Antonia Martins, está realizando atividades nos municípios de Altamira, Vitória do Xingu e Porto de Moz.

As ações foram planejadas de acordo com o Plano Plurianual (PPA) de 2023 e abrangem a implantação de Conselhos Municipais de Direitos da Mulher e Organismos de Políticas para Mulheres, o monitoramento da rede de atendimento às mulheres em situação de violência e a capacitação da rede de atendimento em questão.

Foto: DivulgaçãoNo primeiro município a ser visitado, Altamira, a equipe da Semu realizou um conjunto de ações, no último dia 27. Durante a manhã, foram visitados quatro equipamentos de atendimento à mulher: a Delegacia da Mulher, o PARAPAZ Integrado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A intenção foi dialogar com os profissionais que trabalham diretamente no atendimento às mulheres em situação de violência, identificando pontos fortes e fracos para melhorias no processo de atendimento humanizado.

No período da tarde, a equipe focou em fortalecer o Conselho Municipal de Direitos da Mulher, realizando a primeira formação para as conselheiras municipais, com um público de 16 participantes. O Conselho Municipal, criado em 2022, já empossou suas 10 conselheiras titulares, representando tanto o executivo quanto a sociedade civil organizada. A troca de ideias e experiências visou a aprimorar o papel das conselheiras no enfrentamento das questões relacionadas aos direitos das mulheres.

Foto: Divulgação
Encerrando as atividades em Altamira, foi realizada uma reunião estratégica envolvendo representantes do Conselho Municipal, gabinete do prefeito, secretarias de Assistência Social e Saúde, vereadoras e a primeira dama, Apoliane Gomes. Durante a reunião, foram discutidas propostas para a implantação de políticas voltadas para as mulheres, como a criação de um Organismo Municipal de Políticas para as Mulheres e a elaboração do Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres. Além disso, foram levantadas demandas essenciais, como melhorias na infraestrutura e na atenção à saúde da mulher, fortalecendo as parcerias entre o Estado e o município.

O ápice das atividades em Altamira ocorreu na última terça-feira, 29, com uma capacitação da rede de serviços, reunindo 48 profissionais de diversas áreas, como Assistência Social, Saúde, Educação e Segurança Pública. A capacitação teve como tema "Formação e Sensibilização de Profissionais para a Atuação Integral em Rede: o Atendimento à Mulher em Situação de Violência". A reunião foi um espaço de aprendizado, compartilhamento de experiências e definição de estratégias para um atendimento mais eficaz e integrado, visando interromper o ciclo de violência.

Foto: DivulgaçãoPara a servidora Rosana Moraes, a Semu está empenhada em interiorizar as políticas públicas para as mulheres, unindo diversos setores da gestão e da sociedade civil em prol do enfrentamento da violência e da promoção dos direitos das mulheres e meninas. “A Semu busca não apenas a implantação, mas também a efetiva implementação de políticas cada vez mais eficazes e humanizadas, trabalhando em conjunto para fortalecer a corrente de mudança”, explica a servidora.

Foto: DivulgaçãoA conselheira estadual Antônia Martins destacou que as ações da Secretaria representam um passo significativo na construção de um ambiente mais igualitário e seguro para as mulheres da Região do Xingu. “Estamos realizando o monitoramento nos equipamentos públicos aqui em Altamira, tanto municipais como estaduais. E o monitoramento não consiste em fiscalizar, mas em fortalecer os órgãos locais e o Conselho para que a gente chegue àquilo que a gente sonha, que é um Pará sem violência contra as mulheres, um Pará onde a questão das mulheres tenha toda a visibilidade. Reunimos também com o Conselho Municipal, tudo com o mesmo objetivo, de que juntos: sociedade, governo e empresas, que a gente possa trabalhar sempre na perspectiva de gênero e de um Pará grande e forte, mas um Pará que tenha também esse olhar diverso para todas as mulheres, negras, quilombolas, indígenas e lésbicas, todas as mulheres. Então, é nessa perspectiva que estamos começando esse trabalho que vai durar toda essa semana nos municípios da região do Xingu”, conclui.

Foto: DivulgaçãoPaula Gomes, secretária das Mulheres, celebra a realização de mais uma Caravana, a segunda em andamento simultaneamente, pois a Semu tem uma outra Caravana sendo realizada no arquipélago do Marajó. “Para nós da Semu é uma grande satisfação poder realizar nosso trabalho principal, que é o de articulação entre órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada, tudo em nome da proteção da vida e da dignidade das mulheres no Pará”, finaliza a secretária.

O trabalho da Semu na Região de Integração do Xingu ressalta o compromisso do Estado do Pará em promover a equidade de gênero, o empoderamento feminino e o combate à violência. As ações realizadas na região são apenas o começo de um esforço contínuo para criar um ambiente mais seguro e justo para todas as mulheres da região.