Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Semu leva ações de empoderamento feminino e combate à violência para o Xingu

Equipe técnica visita municípios da região para implantar políticas públicas e fortalecer parcerias em defesa dos direitos das mulheres

Por Helena Saria (FCP)
31/08/2023 12h51

Neste mês de agosto, a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) deu início a uma série de ações estratégicas voltadas para o empoderamento feminino e o combate à violência de gênero. Nesse contexto, uma equipe composta pela servidora da Semu e assistente social, Rosana Moraes, e pela conselheira estadual dos Direitos da Mulher, Antonia Martins, está realizando atividades nos municípios de Altamira, Vitória do Xingu e Porto de Moz.

As ações foram planejadas de acordo com o Plano Plurianual (PPA) de 2023 e abrangem a implantação de Conselhos Municipais de Direitos da Mulher e Organismos de Políticas para Mulheres, o monitoramento da rede de atendimento às mulheres em situação de violência e a capacitação da rede de atendimento em questão.

No primeiro município a ser visitado, Altamira, a equipe da Semu realizou um conjunto de ações, no último dia 27. Durante a manhã, foram visitados quatro equipamentos de atendimento à mulher: a Delegacia da Mulher, o PARAPAZ Integrado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A intenção foi dialogar com os profissionais que trabalham diretamente no atendimento às mulheres em situação de violência, identificando pontos fortes e fracos para melhorias no processo de atendimento humanizado.

No período da tarde, a equipe focou em fortalecer o Conselho Municipal de Direitos da Mulher, realizando a primeira formação para as conselheiras municipais, com um público de 16 participantes. O Conselho Municipal, criado em 2022, já empossou suas 10 conselheiras titulares, representando tanto o executivo quanto a sociedade civil organizada. A troca de ideias e experiências visou a aprimorar o papel das conselheiras no enfrentamento das questões relacionadas aos direitos das mulheres.


Encerrando as atividades em Altamira, foi realizada uma reunião estratégica envolvendo representantes do Conselho Municipal, gabinete do prefeito, secretarias de Assistência Social e Saúde, vereadoras e a primeira dama, Apoliane Gomes. Durante a reunião, foram discutidas propostas para a implantação de políticas voltadas para as mulheres, como a criação de um Organismo Municipal de Políticas para as Mulheres e a elaboração do Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres. Além disso, foram levantadas demandas essenciais, como melhorias na infraestrutura e na atenção à saúde da mulher, fortalecendo as parcerias entre o Estado e o município.

O ápice das atividades em Altamira ocorreu na última terça-feira, 29, com uma capacitação da rede de serviços, reunindo 48 profissionais de diversas áreas, como Assistência Social, Saúde, Educação e Segurança Pública. A capacitação teve como tema "Formação e Sensibilização de Profissionais para a Atuação Integral em Rede: o Atendimento à Mulher em Situação de Violência". A reunião foi um espaço de aprendizado, compartilhamento de experiências e definição de estratégias para um atendimento mais eficaz e integrado, visando interromper o ciclo de violência.

Para a servidora Rosana Moraes, a Semu está empenhada em interiorizar as políticas públicas para as mulheres, unindo diversos setores da gestão e da sociedade civil em prol do enfrentamento da violência e da promoção dos direitos das mulheres e meninas. “A Semu busca não apenas a implantação, mas também a efetiva implementação de políticas cada vez mais eficazes e humanizadas, trabalhando em conjunto para fortalecer a corrente de mudança”, explica a servidora.

A conselheira estadual Antônia Martins destacou que as ações da Secretaria representam um passo significativo na construção de um ambiente mais igualitário e seguro para as mulheres da Região do Xingu. “Estamos realizando o monitoramento nos equipamentos públicos aqui em Altamira, tanto municipais como estaduais. E o monitoramento não consiste em fiscalizar, mas em fortalecer os órgãos locais e o Conselho para que a gente chegue àquilo que a gente sonha, que é um Pará sem violência contra as mulheres, um Pará onde a questão das mulheres tenha toda a visibilidade. Reunimos também com o Conselho Municipal, tudo com o mesmo objetivo, de que juntos: sociedade, governo e empresas, que a gente possa trabalhar sempre na perspectiva de gênero e de um Pará grande e forte, mas um Pará que tenha também esse olhar diverso para todas as mulheres, negras, quilombolas, indígenas e lésbicas, todas as mulheres. Então, é nessa perspectiva que estamos começando esse trabalho que vai durar toda essa semana nos municípios da região do Xingu”, conclui.

Paula Gomes, secretária das Mulheres, celebra a realização de mais uma Caravana, a segunda em andamento simultaneamente, pois a Semu tem uma outra Caravana sendo realizada no arquipélago do Marajó. “Para nós da Semu é uma grande satisfação poder realizar nosso trabalho principal, que é o de articulação entre órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada, tudo em nome da proteção da vida e da dignidade das mulheres no Pará”, finaliza a secretária.

O trabalho da Semu na Região de Integração do Xingu ressalta o compromisso do Estado do Pará em promover a equidade de gênero, o empoderamento feminino e o combate à violência. As ações realizadas na região são apenas o começo de um esforço contínuo para criar um ambiente mais seguro e justo para todas as mulheres da região.