Segup deflagra ações integradas para a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias
Evento, que reúne gestores públicos e a sociedade civil, contará com 180 palestrantes e representantes de países estrangeiros como Canadá, Inglaterra, França, Suíça, Coréia do Sul, Colômbia e EUA
Inicia nesta quarta-feira (30), a edição 2023 da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias (COINAMA 2023), que deve reunir 1.200 convidados durante três dias de programação no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Para garantir a segurança do evento, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com órgãos parceiros, montou um planejamento operacional acerca das ações de segurança que deverão ser executadas.
Com participação de especialistas, gestores públicos e sociedade civil, a conferência contará com 180 palestrantes e representantes de países estrangeiros como Canadá, Inglaterra, França, Suíça, Coréia do Sul, Colômbia e Estados Unidos. Dentre os palestrantes magnos confirmados estão o 8º Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, o ex-primeiro ministro da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Tony Blair e o ex-presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez.
O Sistema de Segurança Pública irá desencadear ações de ostensividade e policiamento diuturno para garantir a incolumidade física e patrimonial de palestrantes, convidados e de personalidades internacionais, pontua o secretário titular da Segup, Ualame Machado.
“O Pará tem recebido cada vez mais eventos de importância gigantesca para a economia, meio ambiente e sustentabilidade. Para tal, a Segup, como líder situacional, em conjunto dos órgãos federais, estaduais e do município, pensou em uma diretriz operacional para abarcar a programação de três dias da conferência. Nossos homens e mulheres estarão nas ruas monitorando o entorno, teremos videomonitoramento, além de fiscalização viária e escolta de autoridades”, disse Ualame.
A programação que inicia com solenidade nesta quarta-feira (30), conta ainda com palestra-magna de Ban Ki-Moon e com mesa inaugural com tema “O que a Amazônia oferece e o que o Mundo precisa”. Nos demais dias, haverá painéis temáticos e exposições.
Ações - Para reforçar as ações do Estado em apoio ao evento, a Segup, por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (Sago), está operacionalizando o videomonitoramento via Centro Integrado de Operações (CIOp), disponíveis no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em mosaico das áreas de interesse operacional, além de disponibilizar aeronave do Grupamento Aéreo que estará de prontidão.
A Secretaria de Segurança também elaborou, via Plataforma Integrada de Segurança Pública (PISP), todos os pré-eventos e ocorrências relacionadas à programação, onde os pontos focais de cada força deverão alimentar com informações. A Polícia Federal, durante a conferência, estará responsável pela logística de escoltas de autoridades, que juntamente com batedores com o Departamento de Trânsito e Guarda Municipal, compõem a central de escoltas.
No policiamento ostensivo, a Polícia Militar e a Polícia Civil farão ações diuturnas no local do evento. A organização do trânsito em torno do local do evento e nas vias de acesso ao Hangar contará com o apoio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e da Guarda Municipal de Belém.