Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POSTOS DE TRABALHO

Pará tem o 5º melhor resultado do Brasil na geração de emprego no mês de julho

Setor da construção civil se destaca na abertura de novos postos de trabalho no Estado

Por Denise Soares (SECOM)
30/08/2023 16h00

Com família numerosa, a principal preocupação do pedreiro Luiz Alberto dos Santos, é estar empregado. Trabalhando nas obras de construção do Centro de Controle de Operações do BRT Metropolitano, ele se diz grato pela oportunidade. 

“Tenho cinco filhos e sustento minha família. Já reformei minha casa com meu salário, graças a Deus. Eu era servente e a empresa me deu essa oportunidade. Passei por treinamento para ser classificado. Me orgulho do trabalho que faço porque é um bem para a população”, compartilha o trabalhador da construção civil. 

No mês de julho, o Pará teve o 5º melhor resultado do Brasil na geração de emprego. O Estado gerou quase 7 mil novos postos de trabalho formais (6.938). Os números da construção civil se destacam. Foram 3.138 vagas preenchidas no setor, de acordo com dados oficiais do Caged/Ministério do Trabalho. 

“No Pará, as obras estruturantes não param de crescer, e a movimentação da economia a partir dessas obras, a qualificação, e consequentemente a geração de renda, movimentam os diversos setores”, ressalta Inocencio Gasparim, titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). 

Segundo estudo divulgado pelo Dieese/PA, no ano de 2023 (janerio-julho), o Estado tem um saldo positivo acumulado de 35.760 postos formais de trabalho, o 10º maior resultado de todo o Brasil.

“Junto ao Dieese estamos fazendo um levantamento de quais atividades estarão aquecidas no período da COP 30. Nesse sentido, teremos em Belém aproximadamente 70 mil pessoas de fora, o que impulsionará as áreas de serviço, entre bares e restaurantes, serviços de estética, serviços financeiros, transporte, entre eles os do motorista de aplicativo”, reforça Inocencio Gasparim.