Ação da Sectet com TerPaz itinerante abre 425 vagas de cursos de capacitação em Ananindeua
As inscrições estão abertas e podem ser feitas, de forma presencial, na Usina da Paz do Icuí-Guajará, ou ainda por meio de link on-line
A comunidade que busca uma oportunidade de se qualificar para atuar no mercado de trabalho pode se inscrever nos cursos de Apontador de obras, Pequenos reparos residenciais, Construção de filtro de água com o caroço de açaí, Desenho Técnico, e Planejamento e Orçamentos. Os cinco cursos estão programados para o mês de setembro pelo Projeto TerPaz Itinerante de Engenharia, que disponibiliza 425 vagas, e integra o Programa TerPaz, do Governo do Estado do Pará.
A ação é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), a Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF-UFPA) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). As formações serão realizadas na primeira quinzena de setembro.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas, de forma presencial, na Usina da Paz do Icuí-Guajará, no prédio da Assistência, e também de forma on-line por meio dos links: https://forms.gle/n6MzBF4Xm1ooFxWo8 , https://forms.gle/3TPAioG8ApT4gFYH8 , https://forms.gle/hqic82YJh51FYv877 , https://forms.gle/zoPphnCekUUfynWv8 https://forms.gle/TxsxYYAVfpkYHUxV7 .
O TerPaz Itinerante de Engenharia tem o objetivo de formar mulheres, jovens e adultos em condições de vulnerabilidade socioeconômica visando à promoção e ao empoderamento, assim como as suas inserções no mercado de trabalho nos múltiplos segmentos da área de construção civil, um dos setores com maior de geração de emprego e renda no Pará e no Brasil. A qualificação também busca trabalhar os conceitos sobre sustentabilidade, a importância da água e os seus benefícios para a saúde pública e bem-estar das comunidades localizadas nas cidades, ilhas e nos furos amazônicos.
O pesquisador do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC-UFPA) e coordenador do Projeto, Renato das Neves, explica que as aulas serão ministradas em três escolas de Ananindeua, na primeira quinzena de setembro: na Escola de Ensino Médio e Fundamental Professora Zulima Vergolino (Conjunto Cidade Nova II, Rua Sn-2, entre We 13 e Travessa We 16, Cidade Nova II, Sn, bairro do Coqueiro, em Ananindeua), de 18h30 às 22h; na Escola Professor João Carlos Batista (Avenida Governador Hélio Gueiros, bairro 40 Horas, em Ananindeua), com aulas pela manhã, tarde e noite; e na Escola Candido Horácio Evelin (Rua Estrada da Providência, Cidade Nova VIII, nº 59, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua), de 18h30 às 22h. Caso ocorra um número maior de inscritos nas capacitações, a programação prevê a abertura de turmas excedentes nas Escolas João Carlos Batista e Cândido Horácio Evelin.
Os conteúdos serão ministrados pelos instrutores Lucas Nascimento, Edivan Pereira, Kalel Santiago, José Ângelo, Sandro dos Reis, Antônio Ferreira e Karoline Santos.
“A capacitação é determinante para fortalecer o crescimento local, regional e nacional, além de incluir o cidadão no mercado com a criação de mais emprego, renda e a geração de tributos para fazer a economia girar e ter o Estado com indutor do desenvolvimento”, assinala Kelly Alvino, vice-coordenadora do Projeto.
Alvino antecipa que no dia 29 de setembro, a partir das 14 horas, haverá uma ampla programação na Usina do Icuí-Guajará para a certificação dos formandos, com presença das autoridades da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), do Governo do Estado e da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Texto: Kid Reis/Ascom CRF-UFPA