Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS'

Técnicos de Mosqueiro participam de treinamento no AgroTag Pará

A iniciativa, executada pela Sedap, visa capacitar técnicos de Belém para o cadastro de propriedades rurais

Por Rose Barbosa (SEDAP)
29/08/2023 20h31

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Secretaria Municipal de Economia de Belém (Secon), por meio da Diretoria de Agricultura Familiar, participaram nesta terça-feira (29) de treinamento prático no aplicativo AgroTag Pará, no distrito de Mosqueiro, pertencente à capital paraense. Também estavam presentes representantes da Cooperativa Agropecuária Mista de Mosqueiro (Coopam).

A programação integra as ações do Programa Territórios Sustentáveis (TS), no âmbito da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).Treinamento no distrito de Mosqueiro também reuniu membros da Cooperativa Agropecuária Mista

O AgroTag Pará é uma ferramenta que apoia o trabalho de técnicos e gestores no planejamento e monitoramento de propriedades rurais na região. O treinamento está sendo ministrado pela Secretaria de Estado de Sustentabilidade e Meio Ambiente (Semas). O aplicativo - fruto de uma parceria entre o governo do Estado e a Embrapa Amazônia Oriental (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) – é voltado especificamente para as ações do “Territórios Sustentáveis”.

Quatro módulos - Em Mosqueiro foram realizados dois módulos do treinamento, com a finalidade de preparar os técnicos para que realizem o cadastro dos benefícios do Programa Territórios Sustentáveis do município de Belém, explicou Marlene Vieira, engenheira agrônoma e técnica em Gestão Agropecuária, que integra a equipe do TS na Sedap. Ela informou que serão realizados quatro módulos. “Foi feito o treinamento com dois módulos do programa. Em outro momento, em data a ser definida, a Semas voltará ao distrito para que sejam complementados mais dois módulos", disse a técnica.

O TS Guajará, explicou Marlene Vieira, atende a produtores de Belém - incluindo os distritos de Outeiro e Cotijuba – e do município de Ananindeua (na Região Metropolitana). Foram repassados recursos para atender 400 produtores familiares de Belém, a maioria do distrito de Mosqueiro (300); 50 em Cotijuba e 50 em Outeiro.

No final de junho deste ano, o mesmo treinamento foi realizado no município de Brasil Novo, na Região de Integração Xingu, no oeste paraense. A ação foi extensiva aos técnicos dos municípios de Placas, Pacajá, Anapu e Medicilândia, na área de influência da Transamazônica (BR-230).