Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Pacientes do Regional de Castanhal recebem avaliação multiprofissional individualizada

Por Governo do Pará (SECOM)
29/08/2023 16h50

Para perceber as necessidades diversas dos pacientes e tratá-los da melhor maneira, o Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) conta com o plano terapêutico individualizado multiprofissional, que já é uma prática na instituição desde que foi entregue pelo Governo do Parpa. Essa ação possibilita que o paciente seja assistido de forma individualizada e exclusiva por todos os profissionais que atuam na assistência. 

A diretora técnica do hospital, Renata Coutinho, explica que o planejamento do tratamento de forma conjunta pelos profissionais que atuam na assistência, envolvendo o usuário, favorece a excelência na comunicação e reduz a chance de falhas no cuidado, além de permitir que o usuário participe de forma ativa do seu processo de tratamento. “No planejamento terapêutico, a equipe multidisciplinar integra saberes para a melhor definição do tratamento e envolve paciente e familiares nas decisões, informando-os sobre os processos, riscos e caminhos a seguir para alcançar o objetivo necessário”, comenta.

“Essa prática favorece a melhor adesão ao tratamento e auxilia na recuperação. A família também se torna uma aliada no cuidado, sendo uma incentivadora durante o atendimento” finaliza Renata.

Segundo a diretora geral do HRPC, Patrícia Hermes, a ferramenta, além de auxiliar na assistência direta ao paciente, é importante para a gestão do hospital. “Com o plano terapêutico, é possível, além de todo o cuidado ao paciente, promover de forma mais eficiente o gerenciamento de leitos, a desospitalização segura no menor prazo, favorecendo a redução de custos com qualidade e segurança”, conta.

O HRPC - O Hospital Regional Público de Castanhal conta com 160 leitos, sendo 120 clínicos e 40 de Unidade de Terapia Intensiva, sendo referência no atendimento de média e alta complexidade. É uma unidade do Governo do Estado, atuando em regime 100% SUS, referência para 38 municípios. Sendo administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (ASELC).

Texto: Débora Barbosa