Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas recebe Primeira Jornada Integrada de Psicologia da Amazônia

'Desafios da atuação da Saúde Mental na Amazônia é o tema do evento nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30) em Belém

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
29/08/2023 15h16

Com o objetivo de dar visibilidade aos profissionais de psicologia , a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna- FHCGV, em Belém, recebe hoje (29) e amanhã (30), no auditório Dr. Ronaldo de Araújo, profissionais e residentes para a Primeira Jornada de Psicologia Integrada da Amazônia. 

Na abertura do evento estiveram presentes representantes do Hospitais Universitários João de Barros Barreto, Bettina Ferro de Souza,  Ophir Loyola, Fundação Santa Casa do Pará; UFPA, Divisão de Psicologia e Conselho Regional de Psicologia-CRP 10. 

"Demos um passo muito importante para a saúde no Estado do Pará, quando se faz essa jornada de integração em psicologia hospitalar, dos grande hospitais que atendem o SUS, aqui na região metropolitana, fazendo com que a gente possa avançar na atenção ao servidor, evitando esgotamentos mentais, cuidando da saúde integral dos nossos pacientes e familiares" ressalta Heloisa Guimarães, diretora-presidente do Hospital Gaspar Vianna.

Para a presidente do Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região Pará e Amapá e psicóloga do Hospital Santa Casa, Jureuda Guerra, a Jornada Integrada é um momento de reflexão sobre a prática hospitalar na Amazônia e ressalta sobre a importância de levar a jornada, também, para outras regiões do Pará. 

"É uma alegria podermos, ao longo de tantos anos da psicologia instituída em hospitais aqui no Pará, fazer essa jornada com os grandes hospitais universitários e hospitais de ensino, como a Santa Casa e o Gaspar Vianna, e hospitais universitários como o Hospital Barros Barreto, Ophir Loyola e o Bettina Ferro. Para a gente é uma grata alegria, é uma necessidade para integrar o nosso fazer, somos psicólogos em hospitais de referência, mas precisamos acordar a nossa prática hospitalar, pensar a nossa região amazônica" declara Jureuda Guerra. 

Ainda de acordo com a psicóloga, “é uma grata alegria podermos estar fazendo esse evento conjuntamente, que é só o primeiro. Certamente iríamos para a região do baixo amazonas, para a região do Marajó, no nordeste do Pará, levando esse olhar, porque existem hospitais regionais em todo o estado do Pará, então, a gente precisa levar o pensamento da psicologia para todas essas regiões", pontua a conselheira. 

Ruth Silva, estagiária de psicologia no setor Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HC, ressalta que a Jornada Integrada está sendo uma ótima experiência. "Está sendo incrível, porque eu ainda não imaginava que área eu seguiria dentro da psicologia, eu estou no sexto semestre da minha faculdade, e escutar as pessoas comentando as suas experiências dá vontade de seguir essa carreira, dentro da psicologia hospitalar, então, para mim está sendo muito legal, estou muito feliz de ter essa oportunidade", afirma .

Atuação da Psicologia na Amazônia: "A psicologia está ganhando cada vez mais notoriedade, porque hoje em dia a gente trabalha em todas as áreas da sociedade. Em questão da Amazônia a gente também alcança outras pessoas, como povos indígenas, quilombolas, os ribeirinhos, e isso é muito legal. Ter essa escuta, aqui nessa jornada, é muito enriquecedora para o nosso conhecimento", afirma Ruth Silva.

Texto de Kelly Barros / Acom HC