Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Salvaterra recebe até sexta-feira curso sobre boas práticas no cultivo do abacaxizeiro

Ação integra o PIF Abacaxi, parceria entre Sedap e Emater que tem, entre as metas, a sintonia entre boas práticas de produção e respeito ao meio ambiente

Por Rose Barbosa (SEDAP)
29/08/2023 14h20

Até a próxima sexta-feira (1º), 35 produtores e 40 técnicos participam, no município de Salvaterra, no arquipélago do Marajó, do curso sobre boas práticas agrícolas no cultivo do abacaxizeiro. A programação é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A ação integra o projeto de Transferência e Difusão da Produção Integrada de Abacaxi no Estado do Pará (PIF-Abacaxi), que é desenvolvido em parceria pela secretaria e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

O projeto tem como uma de suas metas, a viabilização de um produto de qualidade em sintonia com as boas práticas de produção e respeito ao meio ambiente. É executado em  Salvaterra, que é responsável por 90% do abacaxi que abastece Belém, como informou Geraldo Tavares, gerente de Fruticultura que coordena a programação pela Sedap. 

Além da secretaria e da Emater, o curso conta com a parecia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). Segundo informou o gerente de Fruticultura da Sedap, o curso iniciou na última segunda-feira (28) e está dividido em dois momentos. Até esta terça-feira (29), está sendo direcionado aos produtores e nos dias 30 e 31 aos técnicos das instituições parceiras. O curso é ministrado pelo professor e pesquisador Aristóteles Pires de Matos, engenheiro agrônomo da Embrapa que é consultor do PIF Abacaxi.  

Entre os temas do conteúdo repassados aos produtores estão noções de produção integrada, escolha, preparo do solo, correção da acidez e adubação, seleção de mudas e sistemas de  plantio, manejo do mato e conservação do manejo integrado de pragas e doenças, tratamento de indução floral e colheita e pós-colheita.

 Técnicos- O conteúdo voltado aos técnicos terá temas como produção integrada, estudo de caso do abacaxi, conhecendo o abacaxizeiro; aspectos gerais e exigências edafoclimáticas, seleção de mudas e sistemas de plantio, escolha, preparo do solo, correção da acidez, manejo do mato e conservação do solo, manejo integrado de pragas e doenças, entre outros. 

No encerramento da programação, haverá pela manhã uma visita técnica à área de produtores do PIF Abacaxi e na Cooperativa de Agricultores Familiares de Salvaterra (Cafas), instalada na Vila de Condeixas.