Investindo em segurança, Detran certifica 80 mototaxistas em Moju
Na programação alusiva ao aniversário de emancipação do município, governador Helder Barbalho entregou os certificados aos profissionais
Governador Helder Barbalho, vice-governadora Hana Ghassan e prefeita Nilma Lima com um dos profissionais certificadosO Departamento de Trânsito do Estado (Detran) certificou 80 profissionais mototaxistas em Moju, município da Região de Integração Tocantins, nesta segunda-feira (28). A turma recebeu formação e atualização para o exercício profissional, visando à geração de renda e garantia da segurança viária.
Os certificados foram entregues pelo governador do Estado, Helder Barbalho, em ato marcado pela assinatura da Ordem de Serviço para construção da Usina da Paz no município, durante programação alusiva aos 167 anos de Moju.
“Quero cumprimentar o time do Detran, através dos seus servidores, que hoje entregaram certificados aos nossos mototaxistas. Minha homenagem à categoria; parabéns a todos vocês”, disse o governador.
“O nosso maior objetivo é que possamos qualificar, cada vez mais, os nossos profissionais, visando legalizar a categoria, contribuindo para a segurança dos profissionais e o trânsito em geral. Além disso, promover esse tipo de programação é uma forma de aproximar os serviços oferecidos pelo órgão da população do Estado”, enfatizou a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.
Segurança - O curso especializado é obrigatório para mototaxistas e motofretistas, segundo a Lei 12.009/2009. O profissional deve passar por atualização a cada cinco anos. Além da capacitação, os cursos oferecidos pelo Detran ressaltam a importância de o trabalho ser realizado de forma responsável e segura, beneficiando o condutor e o passageiro.
A capacitação teve 30 horas-aula, sendo 20 horas destinadas ao Módulo l (Básico), 5 horas ao Módulo II (Específico) e 5 horas ao Módulo III (Prática de Pilotagem Profissional). Já o curso de atualização tem carga horária de 10 horas/aula, sendo 7 horas no Módulo I (Teórico) e 3 horas no Módulo II (Prática de Pilotagem Profissional).
“Entramos em contato com o Detran via ofício e fomos prontamente atendidos com estes cursos. Nos sentimos felizes e gratificados pelo que o Governo hoje nos disponibiliza no sentido da valorização da categoria”, afirmou Antônio Marcos Santos, presidente da associação da categoria, e um dos concluintes do curso de atualização.
Maria do Carmo do Espírito Santo (conhecida por Loura), é mototaxista há 13 anos e frisou a importância da formação para a atividade profissional. “Este curso é necessário para nos especializarmos na área. Nós pudemos aprender sobre as mudanças na legislação”, disse a mototaxista.
Crédito - No último mês de junho, o governador Helder Barbalho assinou a liberação de uma linha de crédito para mototaxistas. O crédito tem prazo de pagamento de 60 meses, com juros reduzidos de apenas 0,5%. O objetivo é renovar a frota e melhorar a segurança no trânsito para mototaxistas e usuários, a partir da aquisição de veículos e equipamentos de segurança - capacete, luvas, coletes e outros acessórios.
Somente em 2023, o Detran já formou mais de 800 profissionais de trânsito, entre mototaxistas, taxistas e condutores de transporte de passageiros e veículos de emergência, além de 686 agentes multiplicadores em educação para o trânsito.
Texto: Leandro Oliveira - Ascom/Detran