Polícia Civil comemora aniversário de 44 anos da Acadepol
A Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA) realizou nesta segunda-feira (28), em Belém, a abertura da programação em alusão aos 44 anos da Academia de Polícia Civil (Acadepol), a mais antiga do Norte do Brasil. Inaugurada em 28 de agosto de 1979, a instituição de ensino se empenha na atividade vital de formar e aprimorar valorosos delegados, investigadores, escrivães, papiloscopistas e servidores administrativos.
O evento foi realizado no Auditório “Delegada Ione Coelho”, na sede da Delegacia Geral, com presença do delegado-geral da PCPA, Walter Resende; do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado; do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado, César Mattar Jr, entre outros gestores da PCPA e representantes dos órgãos do Sistema de Segurança Pública. Na cerimônia, foram homenageados com o diploma Amigo da Academia de Polícia Civil a 73 servidores.
“Momento importante para nossa Polícia Civil, pois celebramos com orgulhos os feitos que marcaram os 44 anos da Acadepol. Graças aos investimentos do Governo do Estado, podemos avançar na promoção do ensino, capacitando e qualificando servidores na capital e interior, contemplando policiais civis de todas as regiões do Pará”, declarou o delegado-geral, Walter Resende.
Avanço - Criada pela Lei nº 4.854 de 28 de agosto de 1979, a Academia de Polícia Civil do Pará celebra os frutos do maior concurso público da história da instituição com mais de 1.200 novos policiais e um grande investimento na segurança do Estado. Além disso, 1.520 servidores foram agraciados com capacitações de aperfeiçoamentos nos últimos anos.
O diretor da Acadepol, delegado Waldir Freire, destacou que o corpo docente é formado majoritariamente de policiais civis com títulos de graduação e pós-graduação, inclusive na docência da Segurança Pública.
“Nosso corpo docente é formado por policiais civis, que são mestres não só nas práticas do cumprimento da lei, mas também na arte do compartilhar conhecimento e ofertam suporte para outras instituições no âmbito federal, estadual e municipal, e até instituições privadas. Esse momento é de muita alegria, pois estão avançando na formação continuada de nossos servidores, cumprindo a missão institucional da Acadepol que é qualificar para bem servir o cidadão paraense”, destacou o diretor.
Palestras – A programação contou com ciclo de palestras com foco em temas atuais, como mudanças climáticas e combate ao racismo.
A palestra do secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, teve como tema "Ações de Polícia Judiciária na perspectiva da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social voltadas à COP 30". Em seguida, o secretário estadual de Meio Ambiente, José Mauro de Lima O’ de Almeida, destacou a temática "Infrações penais que afetam o clima e seu reflexos na perspectiva da Secretaria do Meio Ambiente com foco na COP 30". O encerramento da programação ficou por conta da delegada Adriana Norat, que tratou do tema "Atuação da Polícia Civil no enfrentamento ao racismo no desporto".
Torneio de tiro – A programação encerra nesta terça-feira (29), com a realização do Primeiro Torneio de Tiro Virtual, que contará com a participação de 44 agentes de Segurança Pública.
O Estande de Tiro Virtual Móvel do Pará, destinado a capacitar e treinar os agentes de Segurança Pública, foi entregue nesta segunda-feira (26) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Por meio de um simulador virtual será possível reproduzir situações de enfrentamento da criminalidade no cotidiano dos agentes públicos.
O simulador de Tiro Virtual Móvel é um equipamento de última geração. O Pará é um dos poucos Estados da Federação a possuir esse modelo de estande, totalmente equipado com recursos tecnológicos para realizar treinamentos em qualquer município do Estado.