Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Coordenação para o Autismo promove serviços de cidadania neste sábado (26)

Evento ofertou serviços de emissão de RG, massoterapia, corte de cabelo para pais e filhos, ensaio fotográfico, jogos e brincadeiras, entre outros

Por Caroliny Pinho (SESPA)
26/08/2023 13h11

Ação promovida pela Coordenação de Autismo estimulou a relação entre pais e filhos em famílias com pessoas com TEAPessoas com autismo e seus familiares que foram ao Centur, em Belém, neste sábado (26), tiveram acesso a uma série de serviços de cidadania voltados à saúde. O evento "Pai presente, família fortalecida" aconteceu em alusão ao Dia dos Pais, uma oportunidade encontrada pela Coordenação de Políticas para o Autismo (CEPA), da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), para a mostrar a importância da figura paterna nas relações familiares. 

"Existem estudos científicos que comprovam que em 70% das famílias de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, os pais abandonam. Então a maioria das famílias possui no comando mulheres que estão sobrecarregadas e adoecidas. Então nós entendemos que é nossa obrigação criar momentos e políticas públicas que tragam estes homens, agreguem as famílias e assim fortaleçam as relações", afirmou Nayara Barbalho, coordenadora da CEPA. 

Corte de cabelo para crianças e seus pais foi um dos serviços garantidos pela ação da Coordenação de Autismo, no CenturA programação contou com serviços de emissão de RG, design de sobrancelha, massoterapia, corte de cabelo para pais e filhos, ensaio fotográfico, jogos e brincadeiras, além da distribuição de lanches. Outro diferencial foi o espaço de acomodação sensorial para pessoas com algum tipo de sensibilidade. 

Anderson Monteiro é pai de 5 filhos, entre eles, o menino Benny Gabriel de 9 anos que tem autismo. Anderson acredita que a presença do pai é fundamental no desenvolvimento de uma criança.

"Hoje a gente veio aqui para buscar a carteirinha dele e tirar o RG. Para mim, é muito importante ser presente na vida dele, pois só a mãe não daria conta de tudo. Hoje, mesmo, nós nos dividimos. Enquanto eu estou aqui com ele tirando o documento, ela foi buscar a carteirinha. Então eu faço questão de ser presente, pois sei que ajuda muito no crescimento dele", exemplificou o pai. 

Crianças também tiveram um amplo espaço de recreação durante as atividades no Centur, com vários brinquedos disponíveisTambém, houve a entrega de 400 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEAS). O documento garante direitos básicos como prioridade em serviços públicos, gratuidades e descontos em alguns serviços particulares e a própria identificação do caso. 

Erinete Melo, mãe do pequeno Wagner de 7 anos, é pescadora e deixou o filho com o pai neste sábado para buscar o documento que, segundo ela, estava ansiosa para receber. "A carteirinha vai fazer com que ele seja atendido com prioridade, pois apesar do autismo dele ser considerado leve, eu ainda encontro dificuldades em muitos serviços voltados a ele. Estar recebendo essa carteira hoje é motivo de muita alegria", disse. 

Um serviço bastante procurado na ação foi o cadastro E+Comunidade, realizado pela concessionária Equatorial Energia, através do projeto "Energia Azul" da Tarifa Social, e que oportuniza  até 65% de desconto na fatura de energia elétrica para pessoas que usam aparelhos eletrônicos para tratamento ou uso terapêutico. 

"Para ter acesso a esse serviço é necessário estar inscrito obrigatoriamente no CadÚnico e o Número de Inscrição Social (NIS) precisa ter sido atualizado, pelo menos, nos últimos dois anos. Tendo essas informações é necessário apresentar o laudo, número da conta contrato e informações gerais sobre o uso dos aparelhos", disse Alexandro Freitas, analista da Gerência de Relacionamento da Equatorial. Para mais informações sobre esse serviço basta acessar a página pa.equatorialenergia.com.br. Esse serviço atendeu 60 pessoas.

A ação, deste sábado, foi promovida pelo governo do Estado, através da Secretaria de Saúde Pública e a Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo, em parceria com a Fundação Cultural do Pará (FCP), Equatorial Energia, Capelania Internacional e Renan Barber Kids.