Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Em Tucuruí, Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista assiste cuidadores

Encontros promovidos pelo Natea reúnem famílias de usuários atendidos no Natea, para incentivar a participação ativa no processo de cuidado e atenção

Por Ascom (Ascom)
26/08/2023 09h40

Desde que a filha Yasmin, de 5 anos, foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Raimunda Santos Silva vem pesquisando e se informando sobre o assunto. “Temos que conhecer tudo para poder lutar por eles”, diz. 

A família é uma das atendidas pelo Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea), na Policlínica Lago de Tucuruí, e toda sexta-feira pode participar do Programa de Assistência ao Cuidador, o Proac. 

“É um momento onde trabalhamos uma metodologia que possibilita o engajamento, a corresponsabilização e a participação ativa no processo de cuidado por meio de capacitação, orientação técnica e melhorias”, explica Katya Barros, psicóloga e neuropsicóloga que atua como coordenadora do Natea.

Na sexta-feira (25), foi mais um dia de encontro. Em destaque, uma conversa sobre o autismo e a família, onde os participantes puderam receber orientações de estímulos para o desenvolvimento das habilidades das crianças autistas.

Classificação dos níveis de autismo, formas de interação social, importância do cuidado e dicas para a busca do bem-estar no dia a dia foram alguns dos tópicos abordados pela neuropsicopedagoga Eliana Pistorello. 

O filho de Helena Duarte tem TEA e também é atendido pelo Natea da Poli Lago de Tucuruí. Depois de participar do Proac, na sexta-feira, ela voltou para casa mais segura do caminho que precisa seguir. “Tudo foi muito bem explicado, é importante conhecermos nossos direitos e termos referência do que e como fazer”, acredita. 

Natea - É um serviço especializado semi-intensivo, que prevê atendimento aos usuários com diagnóstico definitivo ou ainda em investigação de transtorno do espectro autista (TEA) a partir dos 2 anos de idade, que conste no laudo médico o CID F.84 ou CID 6A02, que estejam clinicamente estáveis e possuam retaguarda social ou familiar. 

Atendimento - Para acesso ao atendimento pela primeira vez, os municípios da área de abrangência do complexo regulador estadual regional devem realizar a solicitação via sistema de regulação ambulatorial, direcionada a especialidade identificada como Pediatria – Natea, que é a especialidade definida como porta de entrada do serviço e atende exclusivamente a demanda do público do Natea e coordena o fluxo de encaminhamentos internos de acordo com as necessidades específicas de cada usuário. 

Serviço:

O funcionamento da Policlínica Lago de Tucuruí é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço de hemodiálise também funciona aos sábados, em dois turnos. A unidade fica na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, e o funcionamento é realizado 100% gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto da Ascom Poli Lago de Tucuruí