Sespa promove jornada técnico-científica de educação para servidores e estudantes
Servidores de Marabá, Canaã dos Carajás e Parauapebas receberam a formação, que dá visibilidade e valoriza o conhecimento em saúde
Durante cinco dias, servidores de saúde e estudantes participaram da jornada técnico-científica da Sespa no sudeste do ParáCerca de 120 pessoas participaram da Jornada técnico-científica de Educação na Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que se encerrou nesta sexta-feira (25), com a apresentação de trabalhos, no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Marabá, sudeste estadual. O evento se iniciou no dia 22, com programação de oficinas de estágios, legislação de saúde, aperfeiçoamento de ações e práticas de saúde nos municípios, socialização de experiências bem-sucedidas da área, entre outras atividades. O evento teve como público-alvo servidores da Sespa e de prefeituras, estudantes e professores de universidades públicas.
A enfermeira Joelma Fernandes Sarmento, coordenadora do setor de educação na saúde do 11º Centro Regional de Saúde (11º CRS), palestrou sobre o tema
“A Educação na Saúde como ferramenta para o fortalecimento das práticas educativas em saúde”. Ela explanou sobre a intervenção da educação na saúde para as práticas do dia a dia, seja no trabalho, no ambiente de serviço profissional de saúde ou profissional de nível superior ou médio, com intuito de levar o servidor a ser um agente reflexivo, crítico e humanista.
A coordenadora regional do 11º CRS, Irlândia Galvão, frisou a importância da formação para os servidores da Sespa. “Socializar as experiências, aprimorar as técnicas do dia a dia, participar de oficinas e de todo aprimoramento no decorrer da semana na jornada é de grande valia, até mesmo para resolução de problemas no ambiente de trabalho e ainda atualização das técnicas ensinadas. Portanto, a capacitação é, além de enriquecedora, uma necessidade”, complementa.
Cerca de 120 pessoas participaram das atividades técnico-científicas sobre saúde, promovidas pela Sespa no sudeste do ParáParticipante também do evento, a médica e professora do curso de Medicina, Maria Angélica Carneiro da Cunha, destacou a importância da Uepa no acolhimento de formações, sediando o evento e enriquecendo as formações dos servidores, enquanto multiplicadores dos conteúdos ali aprendidos.
Repercussão - O estudante Bruno Barros Anchieta, de 22 anos, está finalizando o Curso de Saúde Coletiva, da Unifesspa. “Ainda como graduando, é muito gratificante a gente poder contar experiências e também mostrar a importância da saúde no contexto municipal mesmo nessa jornada. Enxergo através do evento, a complexidade na atenção primária, no sentido de promover a saúde e também de prevenir as doenças e agravos. Então a jornada proporciona novas experiências e nos faz enxergar também diversas outras oportunidades do que estamos fazendo hoje, dentro do contexto do SUS, que tem grandes influências do Estado”, explica o estudante.
Além da “Educação na Saúde”, as exposições tiveram como tema “Panorama do perfil de formação em saúde para o SUS na região Norte do Brasil como ênfase no estado do Pará”; “Análise do registro das produções da atenção básica em Marabá: reflexões e contribuições para a qualificação do cuidado”; “Campanha de Educação nas Unidades Básicas de Saúde de Marabá acerca de doenças negligenciadas” e ainda “Laboratório acadêmico em análises clínicas como meio de integração teórico-prático para o ensino técnico em Marabá: um relato de experiência”.
Texto de Emilly Coelho (Ascom / Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará)