Entrega de obras de saneamento melhora a rotina de comunidade no Curuçambá
Moradores do Loteamento Belém têm mais dignidade e qualidade de vida após mais de vinte anos vivendo em ruas com situação precária
Charles Santos mora há mais de 20 anos no loteamento Belém, no Curuçambá, e comemora a urbanização: qualidade de vidaO técnico em telecomunicações, Charles Santos, chegou ainda criança para morar no Loteamento Belém, no bairro Curuçambá, em Ananindeua. Foram mais de 20 anos esperando para andar na rua asfaltada.
“Aqui nós vivíamos de uma forma precária. Nunca tivemos saneamento básico, asfalto, esgoto. Hoje mudou tudo. Hoje nós temos qualidade de vida. As crianças brincam na rua. É outra realidade. O progresso chegou na comunidade. Eu até me emociono porque esperamos muito tempo por isso”, comemora o morador da alameda Olga.
Em julho deste ano, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), entregou cerca de 800 metros de vias asfaltadas aos moradores do Loteamento Belém. A alameda Olga, as passagens Cecília, Floriano Peixoto, Deodoro da Fonseca, Prudente de Morais, Três de Maio e Rua Maria de Jesus receberam serviços de drenagem profunda, terraplanagem, calçada e meio-fio. As obras geraram empregos diretos e indiretos para quase 30 trabalhadores. O investimento de cerca de R$ 2,5 milhões gerou melhorias na infraestrutura urbana.
A babá Maria Costa elogia a obra de saneamento e pavimentação que, segundo ela, tirou finalmente os moradores da lamaA babá Maria Costa lembra dos transtornos causados pela falta de saneamento. “Eu morei 22 anos praticamente na lama. Tinha que carregar tábuas pra andar. Na época minhas filhas eram crianças. Era horrível pra ir para a escola. Mudou muita coisa, é mais dignidade, valorizou os imóveis, temos mais saúde”, destaca Maria.
Asfalto - Em 2021, por meio do Programa "Asfalto Por Todo o Pará", gerenciado pela Seop, dez quilômetros de pavimentação asfáltica foram executados e entregues em diversas vias do município. Outro convênio, no valor de R$ 56 milhões, envolve 17 quilômetros de vias, que recebem drenagem e pavimentação.
Obra no Loteamento Belém, Curuçambá, integra o programa Asfalto por Todo o Pará, do governo do Estado, por meio da Seop“Melhorou 100%. Antes era só lama. Minha casa enchia. Hoje, pode chover e não enche mais. Ficou um serviço muito bom, bem feito mesmo. Tenho vários parentes aqui. Foram muitos moradores beneficiados”, reforça Reinaldo Damascendo. O pintor mora com a família há 22 anos na área beneficiada com saneamento básico.