Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Dia Municipal do Carimbó terá uma celebração especial na Estação das Docas

Grupo Ayrakyrã se apresenta a partir das 17 horas deste sábado (26) em homenagem ao Mestre Verequete, que inspirou a efeméride em Belém

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
25/08/2023 12h02

O carimbó, ritmo eletrizante da cultura paraense, será destaque neste sábado, 26, no Pôr do Som, da Estação das DocasNeste sábado (26), em comemoração ao Dia Municipal do Carimbó, a Estação das Docas terá uma edição especial do projeto queridinho pelo público, "Pôr do Som". O evento contará com uma apresentação inédita do Grupo de Atividades Culturais Ayrakyrã. A programação terá início às 17h e a entrada é gratuita. 

É uma oportunidade para se aproximar ainda mais da rica cultura paraense, desfrutando de um fim de tarde espetacular em uma deslumbrante orla, repleta de música, dança e diversão. Trata-se de um programa para toda a família e amigos para aproveitarem um dia diferenciado.

O carimbó -  O dia 26 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Municipal do Carimbó na capital paraense, em homenagem ao nascimento do Mestre Verequete, considerado o Rei do Carimbó. Verequete fez parte de uma geração de músicos que transformaram os ritmos populares do interior do estado do Pará em sucessos radiofônicos. 

O carimbó é reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2014. Esse gênero musical teve origem na região Norte e se espalhou pelo Brasil. O nome "Carimbó" deriva da palavra "Korimbó", que significa "pau oco que produz som", e remete ao instrumento de percussão principal desta dança.Grupo Ayrakyrã promete um Dia Municipal do Carimbó neste sábado, 26, com muitos clássicos do ritmo paraense, na Estação

O grupo - Fundado em 4 de agosto de 2002, no bairro do Bengui em Belém/Pa, o Grupo Ayrakyryã tem como foco disseminar variadas expressões da cultura popular. Suas atividades englobam aspectos culturais e sociais, promovendo a inclusão e formação de pessoas de diferentes faixas etárias, além de contribuir para a preservação do patrimônio cultural local. 

Ao longo de duas décadas, o grupo se empenhou em fortalecer as manifestações culturais em bairros periféricos, buscando a superação da violência e da vulnerabilidade social que afetam muitos jovens devido à escassez de espaços públicos de interação. Esse esforço tem estimulado a sociedade em geral a se conectar e valorizar práticas culturais diversas.

“Temos as melhores expectativas possíveis para a nossa primeira apresentação na Estação, tendo em vista que é um espaço de considerável visibilidade, o público é bastante diversificado, indo desde famílias em busca de lazer até empresários e turistas de todo o Brasil e do mundo. Para nós, é de extrema importância levar nosso trabalho até a Estação e contribuir para a difusão da cultura popular paraense. Somos privilegiados por termos acesso a um espaço tão belo. Quem comparecer, sem dúvida, terá a oportunidade de desfrutar de música de ótima qualidade, um ambiente familiar e um pôr do sol deslumbrante, que será um convite perfeito para dançar muito carimbó com o Ayrakyrã.”, garante Fernanda Anjos, coordenadora e flautista do grupo.   

Além disso, ela destacou que o grupo ensaia todas as semanas desde que recebeu o convite da coordenação do projeto. “Estamos focados na elaboração de um repertório contagiante. Selecionamos grandes composições de nossos mestres do carimbó. Nosso objetivo é fazer com que todo o público presente dance muito com nossos dançarinos e dançarinas, celebrando assim o Dia do Carimbó, que é sem dúvida o ápice da cultura popular paraense e um patrimônio cultural imaterial brasileiro.”

Serviço:
Edição especial do Pôr do Som

Data: 26 de agosto de 2023
Horário: 17h
Local: Na orla da Estação das Docas, entre os armazéns 1 e 2. 
Entrada gratuita

Texto de Bianca Portela / Ascom OS Pará 2000