Governo do Estado já repassou quase 7 mil equipamentos aos trabalhadores das feiras livres de Belém
Dia do Feirante foi comemorado com a entrega de fogões industriais e máquinas de bater açaí nesta sexta-feira (25), no mercado do Ver-o-Peso
Dia do Feirante foi comemorado nesta sexta (25), na capital paraense, em programação realizada pelo Governo do Estado e Sedap com a entrega de 30 fogões industriais e oito máquinas de bater açaí aos trabalhadores do Ver-o-Peso.Um ofício que passou de mãe para filha e que ajuda no sustento de toda a família. É assim que a feirante Simone Abreu, que trabalha na venda de maniva no mercado do Ver-o-Peso, define o que é ser feirante. Ela foi uma dos mais de 2.500 feirantes de Belém e do interior já beneficiados com os equipamentos repassados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
Além de Simone Abreu, novos trabalhadores foram contemplados na manhã desta sexta-feira (25), no mercado do Ver-o-Peso, com equipamentos repassados pela Sedap: 30 fogões industriais e oito máquinas de bater açaí. A entrega dos materiais contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan em uma ampla programação comemorativa ao Dia do Feirante.
De acordo com o balanço da Diretoria de Feiras e Mercados instalada na sede da Sedap, os benefícios alcançaram 2.563 feirantes com a entrega de 6.872 equipamentos entregues pelo Governo do Estado para trabalhadores das feiras do Complexo do Ver-o-Peso (Mercado de carne, de peixe e Feira do Açaí), Cremação, Jurunas, Santa Luzia, Telégrafo, Feira da 25, Guamá, Augusto Corrêa, Pedreira, São Braz, Batista Campos e Distrito do Outeiro. São itens como fogões, kits de panelas, balanças, freezers, entre outros, que fazem a diferença no cotidiano dos trabalhadores.
Simone Abreu conta que aprendeu com a mãe o ofício de comercializar as folhas moídas de maniva no Ver-o-Peso"Eu ganhei um freezer e outros equipamentos que utilizo nas minhas atividades aqui na feira. Esse benefício foi de uma mudança muito boa para a nossa atividade. Eu agradeço ao governo, em especial, à Diretoria de Feiras, que facilitou o acesso para atender nossas demandas", observou Abreu.
A criação de uma Diretoria de Feiras e Mercados, em funcionamento nas instalações da Sedap, foi uma das iniciativas do Governo do Estado para otimizar os investimentos nos trabalhadores das feiras livres de Belém e do interior, como frisou o titular da Secretaria, Giovanni Queiroz.
"Hoje é Dia do Feirante em todo o Brasil, e eu fiquei feliz de estar aqui, junto a esses homens e mulheres que se dedicam a servir a nossa mesa com produtos saudáveis. É formidável o trabalho que o Governo do Estado está fazendo junto à categoria. O governador Helder Barbalho tem investido muito na qualificação dos nossos trabalhadores, das nossas feiras, criou uma Diretoria e indicou um legítimo representante da categoria para gerenciá-la e tem sido incansável para a melhoria das condições de trabalho dos feirantes", observou o gestor.
À frente da Diretoria de Feiras e Mercados, Manoel Rendeiro informou que o repasse dos equipamentos é resultado de uma ação parceira entre o governo estadual e o Instituto Ver-o-Peso.
"Demos início a uma capacitação da categoria em várias feiras de Belém, em que entregamos equipamentos e capacitamos os trabalhadores, incluindo também os batedores de açaí com entrega de máquinas e fazendo capacitações com entrega de certificações, a exemplo do que estamos fazendo hoje com a entrega de fogões e de novas máquinas para os trabalhadores do centro comercial", destacou o diretor ao se referir à criação do projeto "Governo Presente. Feira Decente", através do qual o Estado, por meio da Sedap e do Instituto, iniciou o repasse de equipamentos aos trabalhadores e trabalhadoras das feiras.
Rendeiro destaca que a parceria foi tão produtiva que o chefe do Executivo estadual convidou um feirante para assumir a gestão à frente da Diretoria. "Esse é o reconhecimento do Governo do Estado junto com o Instituto Ver-o-Peso e também junto com os feirantes ao chamar um feirante para gerenciar essa Diretoria e representando mais espaço no governo", frisou.
Sebastião Abreu foi um dos feirantes contemplados com a entrega de maquinário realizada pelo Estado nesta sextaQuem também comemorou a data dedicada à categoria foi Sebastião Abreu, que trabalha há mais de 20 anos com o ofício. Ele destaca o investimento que o governo estadual faz voltado para a categoria.
"Tudo de bom para nós porque nos auxilia no nosso dia a dia, ajuda a manter essa tradição, pois muitos de nós que vivemos desse ofício, temos nosso trabalho passado de geração a geração. É o meu caso aqui, essa banca de venda passou de mãe para filhos e a gente fica feliz sabendo que podemos contar com o Governo, que nos ajuda a manter o nosso trabalho", concluiu.