Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMPROMISSO SOCIAL

Cooperativa de internas da Seap confecciona lenços de cabelo para mulheres escalpeladas

Bandanas foram produzidas a partir do reaproveitamento de 150 enxoval doado por cooperativa de médicos

Por Caroline Rocha (SEAP)
25/08/2023 10h19

A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada por mulheres privadas de liberdade e coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), promoveu uma ação conjunta com uma cooperativa médica particular que resultou na confecção de 170 lenços de cabelo pintados à mão que serão doados para a Organização dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (Orvam).

Os itens foram confeccionados após a doação de 150 quilos de enxoval feita pela cooperativa, e reaproveitados na produção das bandanas. A equipe da Unimed esteve na Coostafe para receber os produtos que serão entregues para as mulheres escalpeladas na próxima segunda-feira (28), no prédio da Orvam, em Belém.

Gerson Santos, servidor da Seap e tutor da Coostafe, reforça que nessa ação, dois princípios cooperativistas são colocados em prática. “Ao cumprir o seu papel de responsabilidade social com a Orvam, a cooperativa médica também enaltece o trabalho da Coostafe através do princípio cooperativista de apoio à comunidade. Além, é claro, de reforçar a intercooperação entre as duas cooperativas”, afirma.

A Orvam é uma instituição sem fins lucrativos voltada à prestação de serviços na área da assistência social para as vítimas de escalpelamento, pós-acidente. O objetivo da instituição é promover a autoestima, favorecer a inserção no mercado de trabalho, além de oferecer cuidados psicológicos. 

“Fico muito feliz de poder apoiar tanto a parte ambiental como a social. É muito importante incentivar as mulheres, seja trabalhando a parte do empreendedorismo, da confecção e também a da autoestima delas”, afirma Thais Salgueiro, assessora de sustentabilidade da cooperativa médica.

Dedicação – A interna Maria Assunção Silva foi uma das envolvidas na confecção dos lenços. A costureira de 31 anos afirma que todas estavam empenhadas no processo. “Fiquei sem palavras quando eu soube que os lenços seriam doados para as mulheres escalpeladas. Ajudei na parte do molde, fiz até alguns modelos menores para crianças. Tudo foi feito com muito amor e empolgação porque eu imagino a pessoa recebendo o lenço e o carinho de tudo que faço”, disse. 

Já Andriele Vale esteve entre as responsáveis pela pintura dos lenços, com os mais variados desenhos. A custodiada de 26 anos relata que foi comovente pensar em cada imagem que seria estampada. “Foi emocionante criar os desenhos, principalmente quando soube quem ia receber. Todas as meninas daqui se empenharam muito para fazer os lenços. Fico feliz em saber que de uma forma ou de outra eu estou ajudando e motivando, e tornando o dia delas mais feliz também”, conta.

Serviço: A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) foi criada em 2014 e tem seu espaço físico localizado no Centro de Reeducação Feminino (CRF) de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. São cerca de 30 mulheres em privação de liberdade que se dividem nas tarefas que envolvem as atividades da cooperativa, como a criação de peças de artesanatos, de costura, pintura e bordado.

Quem desejar adquirir algum produto ou contribuir com a Cooperativa pode entrar em contato pelo número (91) 9855-90331, no email: [email protected] ou pelo Instagram @coostafe.pa .

Texto: Yasmin Cavalcante/NCS Seap