No Dia da Infância, HRPM enfatiza atendimento de qualidade prestado aos pequenos usuários
Equipe multiprofissional assegura assistência ampla a gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças maiores. Unidade dispõe de estrutura para consultas, internações e exames
Atividades lúdicas e educativas são realizadas para divertir as crianças usuárias da unidadeNo dia dedicado à celebração da infância, nesta quinta-feira (24), a gestão do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, reforça a qualidade da prestação de serviço ao público infantil, alcançando a marca de cerca de 1.600 atendimentos aos pequenos usuários, incluindo mais de 260 partos, 40 atendimentos a recém-nascidos (RNs) e quase 1.300 atendimentos às gestantes, com 99% de satisfação do atendimento dos usuários da unidade hospitalar, no período de janeiro a julho deste ano.
Segundo o Ministério da Saúde (MS) a criança é um ser humano em pleno desenvolvimento. As experiências vividas nos primeiros anos de vida são fundamentais para a formação do adulto que ela será no futuro, por isso, é importante que a criança cresça em um ambiente saudável, cercada de afeto e com liberdade para brincar.
Com base nessa premissa, a equipe multiprofissional do Regional do Marajó desenvolve projetos voltados ao segmento materno-infantil, como oferta de brinquedoteca; projeto "Horta Hospitalar", com visita na horta das crianças da Pediatria, uma vez por semana; capacitação para pais e responsáveis sobre primeiros socorros em recém-nascidos, conforme a Lei nº 9.877 de 20 de março de 2023; garantia do acompanhamento por 24h dos pais e responsáveis das crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Enfermarias: Estar das Mães; Grupo de Atendimento de Aleitamento Materno Exclusivo (Game); e acolhimento em sala da puérpera para orientação quanto à ordenha de leite.
Rafaela Valente é gerente assistencial no HospitalPara a gerente assistencial da unidade, Rafaela Valente, o acompanhamento adequado à gestante é fundamental para prevenção e detecção precoce de patologias maternas e fetais, permitindo uma gestão saudável para a mãe e para o bebê em conformidade com os protocolos de segurança.
“O HRPM é referência na região do Marajó para o acompanhamento do pré-natal de alto risco, destinado às mulheres que já possuem ou que podem desenvolver durante a gravidez algum fator patológico, no qual pode afetar diretamente a gestação e, como consequência, complicações para o bebê”, enfatizou a gestora.
Carleciane Souza de Souza está com o filho na UTI neonatal e agradece pelo atendimento no HRPMCarleciane Souza, 22 anos, e o filho recém-nascido encontram-se em atendimento na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital Regional Público do Marajó. Ela precisou ser assistida pela equipe do HRPM por apresentar complicações durante o período gestacional e elogia o tratamento prestado a ela e seu filho.
"Os profissionais são muito atenciosos com meu filho, cuidam muito bem dele. Agradeço muito, pois aqui tem mais recursos que na minha cidade. Agora (o bebê) já está apresentando uma grande melhora”, finalizou a dona de casa que reside na cidade de Anajás, na região do Marajó.
Rafaela Valente ressalta ainda que o HRPM oferta os serviços de pré-natal de alto risco, solicitação, realização e avaliação de exames laboratoriais e imagens, avaliação da equipe multiprofissional composta por médico obstetra, equipe de enfermagem, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapia, psicologia, pediatria e serviço social à disposição das necessidades das gestantes em qualquer idade gestacional após avaliação e identificação de risco, que é sinalizada na carteira da gestante.
"Quanto ao parto humanizado, também são garantidas a escolha do acompanhante das mães porque na hora do parto, isso é direito da gestante. Portanto, garantimos para a puérpera e RN alojamento em conjunto ou UTI, e caso necessário, viabilizando o retorno ao ambulatório para consulta no puerpério e avaliação do RN com a pediatra em até 15 dias", esclareceu a gestora.
O HRPM proporciona condições para recém nascidas/crianças, consultas pediátricas, solicitação/ realização avaliação de exames laboratoriais e de imagens, avaliação da equipe multiprofissional, traumatologia, e referenciados via Sistema Estadual de Regulação (SER).
Ana Paula Cordovil está internada para maiores cuidados com a gravidez de alto riscoAna Paula Cordovil, 24 anos, está internada na unidade e ainda não teve o bebê, mas conta que está recebendo o atendimento pré-natal desde o terceiro mês de gestação. Ela diz que veio pela primeira vez para consulta, nesse período, e que ficou internada por se tratar de uma gravidez de alto risco.
"Está sendo muito bom o atendimento. É muito importante estar sendo assistida aqui, pois tenho todo suporte necessário em alguma emergência. Os profissionais são excelentes, sempre pacientes e amorosos. Sou muito grata”, comentou a professora, que é moradora em Portel.
Perfil - O HRPM é uma unidade de saúde do Governo do Estado administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS) - Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações poderão ser obtidas via telefones: (91) 3783 2140 /3783 2127.