Estado entrega novo Terminal Hidroviário de Bagre, no arquipélago do Marajó
Com investimento de R$ 3,2 milhões, o projeto de reconstrução e ampliação do equipamento garantiu uma nova e moderna estrutura ao município
“Um terminal cinco estrelas”. Foi assim que a servidora pública Joana Maia definiu o novo Terminal Hidroviário do município de Bagre, na região de integração do Marajó. O equipamento público foi entregue pelo Governo do Estado na tarde desta quinta-feira (24). “Agora temos um terminal confortável, com bom acesso para embarcar e desembarcar na cidade. Com certeza vai agregar muito para a nossa população e para a nossa cidade, atraindo mais visitantes”, concluiu Joana, que trabalha na Secretaria Municipal de Turismo.
Com uma nova e moderna estrutura, o terminal irá beneficiar diretamente os mais de 34 mil moradores do município, garantindo mais segurança no embarque e desembarque de passageiros. Quem mora na cidade aprovou o novo terminal. É o caso da dona de casa Jaelma Santana, que ainda lembra como era difícil embarcar na antiga estrutura portuária. “O terminal anterior não estava em boas condições. Muita gente até parou de frequentar. Nós precisávamos de um espaço como este, que valoriza o nosso povo. Nunca imaginávamos ter um terminal como este que está sendo entregue hoje. Agradecemos muito ao Governo por isso”, destacou.
Durante a entrega do novo terminal hidroviário, o governador do Pará, Helder Barbalho, falou sobre a importância do equipamento para a cidade e para a região marajoara. “Estou muito feliz por entregar este novo Terminal Hidroviário, trazendo qualidade, acessibilidade e respeito para aqueles que precisam da estrutura para chegar e sair desta região que tem os rios como ruas. Vamos continuar trabalhando pelo Marajó e por todo o Pará”, declarou o governador.
Nova estrutura - Com investimento na ordem de R$ 3,2 milhões, o projeto de reconstrução e ampliação do Terminal Hidroviário de Bagre garantiu uma nova e moderna estrutura ao município. Com aproximadamente 455 metros quadrados de área construída, o espaço foi equipado com novo mobiliário, bebedouros, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos oficiais e guarda-volumes.
O conjunto naval do terminal é constituído por uma rampa metálica de 20 metros de comprimento e um flutuante de 15 metros de comprimento, ambos cobertos para proteção dos usuários. Por conta da variação do nível do rio, o conjunto também conta com um sistema de articulação para acompanhamento do movimento realizado pelo flutuante, possibilitando sua fixação de modo seguro.
O engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), reforçou que este é mais um equipamento público de qualidade, que vai agregar infraestrutura ao município. “A obra faz parte de um pacote de investimentos realizados pelo Estado para a estruturação e modernização dos terminais paraenses, promovendo a integração das cidades por meio do modal hidroviário, que é uma das principais forças do Estado” , concluiu o gestor.
Marajó - O terminal de Bagre é o oitavo equipamento hidroviário entregue pelo Governo do Estado, desde 2019, no Marajó. Na região também já foram entregues novos terminais hidroviários nos municípios de Afuá, Muaná, Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari e Portel.
Outras 7 obras seguem em andamento, e, em breve, vão garantir novos terminais nos municípios marajoaras de Anajás, Breves, Chaves, Melgaço, Oeiras do Pará, Salvaterra e Soure.