Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Operação da PC cumpre mandado contra suposto envolvido em facção criminosa

Em Marituba, suspeito disparou contas os agentes de segurança pública, que reagiram e o atingiram, ele foi socorrido mas não resistiu aos ferimentos

Por Talison Lima (PC)
24/08/2023 16h14

Policiais civis da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) deflagraram, nesta quinta-feira (24), em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, um operação para cumprir o mandado de prisão preventiva contra um homem indiciado por integrar uma facção criminosa investigada por diversos crimes no Pará e outros estado da federação.

A ordem judicial foi expedido pela Vara de Combate ao Crime Organizado, após parecer do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Durante a ação, ao perceber a chegada das equipes policiais, o suspeito disparou contra os agentes, atingindo um escudo balístico usado por uma das equipes. Para repelir a injusta agressão, o criminoso foi atingido e encaminhado para atendimento médico, mas morreu no hospital. Foram apreendidos um fuzil de grosso calibre, um revolver e drogas ilícitas que estavam na posse do suspeito.

Segundo as investigações conduzidas pela DRFCO, o homem era responsável diretamente por ser o mandante de diversas extorsões as quais ocorrem em diversos bairros da Região Metropolitana de Belém. Também é apontado por praticar ameaças contra moradores do bairro do Guamá.

"Vale ressaltar que o criminoso estava residindo no Estado do Rio de Janeiro, onde conseguiu escapar da ação policial que neutralizou Leonardo Costa Araújo, conhecido como “L41”, em março deste ano. O fuzil de grosso calibre utilizado por ele em outros vídeos foi apreendido", contou o delegado Claudio Galeno.

A operação policial realizada é fruto do trabalho integrado entre as equipes especializadas da DRCO, NIP e CORE, demonstrando a força na repressão as ações criminosas organizadas, principalmente quanto ao delito de extorsão.