Secretaria das Mulheres leva Caravana Todas as Vozes em Defesa da Mulher ao Marajó
Parcerias estratégicas fortalecem as políticas públicas e os compromissos da rede institucional com as mulheres no arquipélago marajoara
A Secretaria de Estado das Mulheres reafirma, a cada novo município visitado no arquipélago do Marajó, seu compromisso com a promoção de direitos e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres, por meio da realização da Caravana "Todas as Vozes em Defesa da Mulher". A passagem pela cidade de Breves representou um marco na sensibilização e fomento das iniciativas em prol das mulheres.
A principal colaboração institucional da Semu no município foi uma parceria com as Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social, bem como da Mulher, ambas sob a liderança de Soraya Carames. Essa associação se revelou eficaz para reunir diversos órgãos governamentais e entidades da sociedade civil em prol de um objetivo comum: a garantia da vida e da dignidade das mulheres. A Semu observa que a ação do governo do Estado reforça, de maneira inequívoca, o compromisso em impulsionar e fortalecer políticas voltadas para a igualdade de gênero.
Paula Gomes, titular da Semu, explica que a missão da Secretaria sempre foi clara: promover direitos, fortalecer políticas públicas e dar voz às mulheres desta região tão especial. “Nessa etapa, tivemos a honra de estar no município de Breves, onde construímos parcerias sólidas e fomentamos iniciativas transformadoras. Foi gratificante trabalhar com a colaboração exemplar das Secretarias Municipais. Juntas, unimos forças e propósitos em prol de um objetivo: assegurar a vida e a dignidade de todas as mulheres. O compromisso do nosso Governo em fortalecer a igualdade de gênero nunca foi tão claro”, finaliza a secretária.
Uma das ações de destaque durante a Caravana foi a realização da "Roda de Conversa: Empoderamento Feminino, Autonomia Econômica e Empreendedorismo Sustentável", que reuniu representantes de diferentes entidades e instituições, como SEBRAE, Banco da Amazônia, Conselho Municipal em Defesa dos Direitos das Mulheres, associações locais e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves. A diversidade de participantes demonstra a abordagem diversificada adotada pela Semu, que busca integrar todos os setores da sociedade na construção de políticas efetivas.
Um componente fundamental na Caravana foi a participação da Defensoria Pública do Estado (DPE), por meio da atuação do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero (NUGEN), cuja presença enfatizou a importância de abordagens educativas e orientativas na prevenção da violência de gênero, pois o NUGEN não apenas divulgou os serviços da Defensoria Pública, mas também ofereceu intervenções assertivas para conscientizar a população sobre essa questão.
Kelly Castelo Branco, técnica da Semu, considera que a importância do empoderamento feminino é que ele busca conceder autonomia e consciência de poder para que mudanças positivas possam ser percebidas. “Na Semu temos trabalhado muito para que nossas ações sejam capazes de colaborar para que cada vez mais mulheres possam tomar decisões assertivas e alcançar um melhor resultado pra si pros seus. Empoderamento não é só através de autonomia econômica, mas, se dá através dos debates de igualdade de gênero, direitos das mulheres e os direitos das mulheres na sociedade”, conclui a servidora. Ela reforça que a abordagem adotada pela equipe reflete o compromisso em construir uma rede de proteção abrangente para mulheres e meninas da região.
A Caravana "Todas as Vozes em Defesa da Mulher" não apenas sensibilizou a comunidade local sobre a importância das políticas públicas para mulheres, mas também ressaltou a necessidade de um esforço coletivo e participativo para efetivamente enfrentar os desafios enfrentados por mulheres na região do Marajó. As vozes das mulheres foram ouvidas, e suas experiências e relatos serão fundamentais para a formulação e implementação de políticas mais eficazes e transformadoras. A Secretaria de Estado das Mulheres reitera seu compromisso contínuo em fortalecer as políticas de gênero, promover a igualdade e proporcionar um ambiente seguro e empoderador para todas as mulheres da região.
O trabalho desenvolvido durante a Caravana é fruto da dedicação das servidoras Kellem dos Santos e Kelly Castello Branco, integrantes da equipe técnica da Coordenação de Enfrentamento à Violência - sob a gestão da servidora Márcia Jorge -, que faz parte da Diretoria de Políticas das Mulheres da Semu, capitaneada pela Professora Maria Clarice Leonel; e Jean Barbosa, servidor da Diretoria de Interiorização, sob a coordenação da Diretora Antônia Aleixo.