Setur realiza Seminário de Regionalização do Turismo em Tucuruí
Durante encontro, serão apresentados os critérios de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta que permite aos municípios acessar recursos das políticas do Ministério do Turismo (Mtur)
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) irá realizar, nos próximos dias 30 e 31 de agosto, no município de Tucuruí, o II Seminário de Regionalização do Turismo, que visa garantir a formação de facilitadores do planejamento dos conselhos municipais de turismo.
O público-alvo são interlocutores, representantes de secretarias e conselheiros da pasta dos sete municípios que integram a região turística do Lago de Tucuruí, que são Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.
Na ocasião, serão apresentados os critérios de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta que permite aos municípios acessar recursos das políticas do Ministério do Turismo (Mtur), definindo os municípios e regiões turísticas que devem ser trabalhados prioritariamente na Política Nacional de Turismo.
“O seminário atende ao Programa Nacional de Regionalização do Turismo, que é uma política pública com enfoque territorial, e o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que é o programa que estrutura e promove a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur, com estados e municípios brasileiros”, explica o turismólogo e coordenador do PRT, Cleber Gomes.
Segundo Gomes, no âmbito das políticas estaduais, o apoio aos municípios para serem inseridos no Mapa é viabilizado por meio do Programa Estadual de Apoio a Gestão do Turismo, previsto no Plano Plurianual do Estado (PPA).
“Além disso, também são apoiadas as ações voltadas para institucionalização e fortalecimento das instâncias de governança regionais, criadas no âmbito da regionalização como espaço de participação, integração e compartilhamento dos diversos atores envolvidos no desenvolvimento de cada região turística do estado. Nesse sentido, os seminários são realizados em municípios considerados estratégicos, abrangendo todos os municípios de cada região turística, onde o evento é realizado”, pontua o turismólogo.
Nesse mês, as ações do Programa de Regionalização e do Apoio à Gestão Municipal estão ocorrendo em Vitória do Xingu, atendendo a Região Turística do Xingu. Em 2023, também estão previstas ações para Curuçá, Abaetetuba, Paragominas, Belterra, Itaituba, Salinópolis, Soure, Capanema e Tomé-Açu.
Balanço - O I Seminário foi realizado em maio, no município de Marabá, atendendo a Região Turística de Carajás. Também foi realizado o 1° Encontro de Interlocutores do PRT durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia, em junho.
Acompanhe a programação do II Seminário em Tucuruí:
Dia 30/08/23
Abertura do evento - 14h
Palestra sobre o PRT: ferramentas, critérios, interlocução e oportunidades - 15h
Intervalo- 15h30
O papel dos interlocutores (apresentação regional) -16h
Encerramento - 17h
Dia 31/08/23
Formação de facilitadores: Modelo de Plano de Trabalho. Eixos de Análise, Ferramentas de análise – SWOT – 8h
Prática de SWOT - 9h
Intervalo-10h
Prática de SWOT - 10h30
Encerramento - 12h
Formação de facilitadores: Plano de Ação (5W2H). Cronograma 14h
Prática de elaboração de plano de ação - 15h
Intervalo- 16h
Prática de elaboração de plano de ação - 16h30
Encaminhamentos -17h
Encerramento - 18h
Serviço: O evento ocorre no Centro de Arte e Esporte Unificado, localizado na Rua Dois, 685 – Bairro Santa Mônica – Tucuruí (próximo à rodoviária da BR-422). As inscrições podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLAskI3JCNW2yEzdUdDub2rD1MOd-zv-ydQC0-xJLTpsObYQ/viewform
Mais informações podem ser encaminhados para o e-mail: prtpara@setur.pa.gov.br