Mojuí dos Campos celebra obras na agenda do Municípios Sustentáveis
O município de Mojuí dos Campos, na região oeste do Pará, deve receber em breve duas importantes obras nas áreas da educação e saúde: a reforma da Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Guilhon e a conclusão da ampliação do Hospital Municipal. As obras estão inseridas em uma agenda permanente construída a partir do Programa Municípios Sustentáveis (PMS), que propõe a sustentabilidade dos municípios em âmbito global, passando pela gestão e ajuste fiscal, até as grandes obras de infraestrutura, ao respeitar a realidade e peculiaridade de cada território, com ações ancoradas no Pará 2030, Pará Ambiental e Pará Social.
A Prefeitura de Mojuí dos Campos foi autorizada a publicar o Aviso de Licitação às empresas interessadas em se habilitar para realizar a reforma da Escola Fernando Guilhon. Pelo convênio firmado com o Estado, a reforma está orçada em R$ 591.383,00. De acordo com a secretária de Estado de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, a agenda de obras no município está sendo permanentemente acompanhada. "Como nós temos uma agenda, essa agenda tem que ser acompanhada e fortalecida por todos os entes municipais e estaduais. O que é importante é estarmos junto com a comunidade. Na Escola Fernando Guilhon tivemos a oportunidade de conversar claramente com os alunos, explicando o tempo desse processo até que a reforma aconteça e os convidando a serem parceiros no processo da transparência e do controle social", frisou a secretária.
A Escola Fernando Guilhon foi reconhecida pelo bom desempenho obtido na prova do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPae), no ano de 2016. O educandário atende a 651 alunos e junto com outras duas escolas de Santarém aumentou sua média. "Os nossos números subiram e a direção também foi reconhecida como melhor proficiência na avaliação", relatou a diretora Abigail Santos.
Hospital - Após a visita na escola, a secretária vistoriou as obras do Hospital (Unidade Mista de Saúde) que recebe investimentos do Estado para sua ampliação. O Hospital destinado a atendimentos de baixa complexidade possui 1.760 m² de área construída. Após ser finalizado, disporá de 20 leitos e área com recepção, triagem, sala para realização de exames, raios X, enfermarias, centro cirúrgico, entre outros setores.
"Visitando a obra, nós temos a clareza de que ela está andando. A partir da agenda dos Municípios Sustentáveis, em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde começamos a ver sair do papel o que foi planejado. Então é fundamental que essas visitas sejam frequentes. Não estaremos aqui apenas em uma agenda ou em duas. Estaremos sempre nos municípios que estiverem alinhados e pactuados conosco para que se torne uma agenda acompanhada pela população, pela comunidade", disse Izabela.
O prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Alves, enalteceu o empenho do Governo do Estado em realizar duas importantes obras estruturantes para áreas fundamentais. "A visita foi satisfatória e agradecemos ao Governo, já que estas duas obras estão em andamento. E o importante é isso, fazer o repasse e fiscalizar sempre para atender aos prazos", reiterou o gestor.
Também acompanharam a visita, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Olavo das Neves, o vice-prefeito, Juvenal Arruda, o presidente da Câmara, Marco Antônio Lima, secretários municipais e vereadores.