Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Governo do Pará participa do XXI Congresso Consad de Gestão Pública

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
23/08/2023 13h20

Nesta quarta-feira (23), o governador Helder Barbalho participou do painel “Desenvolvimento regional sob a ótica da inteligência pública” no lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios 2023, durante o XXI Congresso de Gestão Pública (Consad). O evento iniciou, na terça-feira (22) e segue até quinta-feira (24), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O congresso a participação de secretarias de planejamento e técnicos da administração pública de todo o Brasil.

O governador enfatizou o poder transformador da educação e o esforço coletivo do governo do Pará para garantir a transparência e um bom ambiente administrativo em benefício da melhoria da qualidade de vida da sociedade. Ele também destacou as reformas e ajustes realizados no governo estadual para melhorar a capacidade fiscal e o desenvolvimento do Estado. O Estado superou o déficit de R$ 1,5 bilhão, e segue buscando alavancar a capacidade de enriquecimento.

“O Estado do Pará busca, a partir do princípio, que a solidez fiscal e a capacidade fiscal do Estado, deva ser uma atividade meio para que possamos buscar a atividade fim. Todos nós temos como premissa, como missão mudar a vida das pessoas. E para tal, nós precisamos construir ambiente administrativo, ambiente fiscal para que nos permitam que as políticas públicas possam chegar aos milhões de brasileiros que estão em nossos territórios”, pontuou Helder.

Presença do Estado no XXI Congresso de Gestão Pública

Representando o Governo do Pará, a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), está presente nos 3 dias de congresso. A participação da secretaria destaca-se como uma oportunidade significativa para a troca de conhecimentos e experiências na gestão pública.

O stand da secretaria no evento demonstra seu compromisso com a inovação e a valorização do servidor público ao apresentar programas como “Olhar de Servidor" e "Corrida de Servidor", que visam promover a criatividade e engajar uma vida mais saudável aos servidores. Além disso, a também foi levado do plano “Pará 2050” que evidencia o planejamento estratégico de longo prazo do Estado, sinalizando a visão de um futuro próspero e sustentável para os paraenses.

“O Estado do Pará está aqui apresentando as inovações da gestão que ocorrem desde 2019. O Pará é um dos estados que mais apresentou trabalhos científicos nos congressos de gestão. São 57 trabalhos apresentados nos congressos anteriores. Esse é um momento super importante. É um momento em que socializamos e aprendemos as boas práticas de gestão pública. Agradeço a toda a equipe envolvida e ressalto a importância do planejamento administrativo para o sucesso de qualquer gestor”, disse a titular da Seplad, Elieth Braga. 

Aproveitando a oportunidade para planejar e estabelecer metas para os próximos anos. A Seplad, participou das reuniões dos membros dos Grupos de Trabalho (GT), sobre Compras Públicas, Transformação Digital e Gestão de Pessoas.

Fábio Laredo, diretor de planejamento e seleção de pessoas da Seplad fala sobre a importância da troca de experiências para o desenvolvimento do Estado.

“A participação da Seplad no CONSAD é importante porque possibilita uma troca de experiências muito enriquecedora entre todos os estados, principalmente através dos GTs, que são os grupos de estudo, onde tratamos com mais afinco e de forma mais minuciosa a relação do Estado com o servidor e com a sociedade. Além disso, por meio das palestras, nós podemos agregar e trazer para o nosso Estado, experiências, situações inovadoras, pensamentos positivos que estão sendo executados em outros locais, em outros estados, e que estão dando bons frutos, e podem nos ajudar no crescimento e desenvolvimento do nosso Estado, no que tange a administração Pública”, comenta Fábio. 

Nesta edição, ao todo, cerca de dois mil servidores públicos e mais de trinta palestrantes de todo o país se reuniram para discutir as múltiplas possibilidades de inovar e modernizar a administração dos Estados e os desafios e perspectivas da gestão pública.

“O Congresso Consad é uma oportunidade para que a gestão pública brasileira consiga se oxigenar e tratar assuntos que são importantes para todos os estados brasileiros. Novas políticas públicas mais efetivas, inovadoras, transparentes e aderentes às perspectivas dos cidadãos são necessárias e, neste ano, vamos discutir ainda mais esses temas”, afirma o presidente do Consad, Fabrício Barbosa.

O evento deste ano tem como tema Gestão Pública no Brasil - Desafio em Futuro, buscando explorar diversas áreas cruciais da administração pública e as principais dificuldades da área no país. Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e debater assuntos relevantes entre si em um ambiente dinâmico e produtivo. Além disso, a programação inclui palestras, mesas redondas e outras atividades, que visam fomentar o debate sobre os desafios da administração pública no Brasil.