Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E CONHECIMENTOS

Fapespa debate participação da mulher na ciência em Workshop sobre gêneros

Evento será nesta terça-feira (22), das 9h30 às 12h30, no Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Por Gustavo Pêna (SEOP)
21/08/2023 16h46

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) estará participando da mesa de abertura do 7º Workshop de Disseminação do Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil, que terá a etapa do Pará acontecendo nesta terça-feira (22), das 9h30 às 12h30, no Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Realizado pelo British Council Brasil – instituto cultural criado pelo governo do Reino Unido para promover a cultura inglesa ao redor do mundo em diversas formas, como através da pesquisa, por exemplo – o Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil tem como um dos objetivos incentivar a participação das mulheres na ciência.

A Fapespa será representada na mesa de discussão pela coordenadora de ciência e tecnologia da Fundação e membro institucional no Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDM), Carina Silva. Ela destaca que debates sobre a equidade de gênero estimulam reflexões e buscam soluções para reduzir ou eliminar as diversas formas de violência contra a mulher em instituições superiores.

“As mulheres sofrem diversos tipos de violência, podendo resultar em transtornos que interferem em seu desempenho acadêmico ou profissional. Violências que frequentemente são invisibilizadas. Vale lembrar que esse evento está acontecendo no mês Agosto Lilás, símbolo da luta contra a violência de gênero. Alcançar essa igualdade, acabar com todas as formas de discriminação e empoderar as mulheres e meninas é primordial para o crescimento de toda a sociedade, principalmente, das instituições de ensino, oportunizando iguais condições de aprendizagem e crescimento entre os gêneros”, analisa Carina Silva.

Carina Silva, coordenadora de ciência e tecnologia da Fundação e membro no Conselho Est. dos Direitos das MulheresAtitude pioneira no incentivo às mães na ciência – Dentro da última chamada de apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação no estado – em um aporte R$ 2 milhões por parte do Governo do Estado -, a Fapespa destinou até R$ 5 mil a mais a título de incentivo exclusivamente para projetos que incluíram um espaço infantil/recreação, a fim de estimular a participação de mães.

Uma outra ação efetiva colocada pela Fapespa nos editais na busca de ampliar e incentivar a participação feminina na ciência foi expandir o período de avaliação curricular de mulheres comparada ao de homens, já que é comprovado que a maternidade interrompe, durante um período, a produção científica da mulher.

“É evidente a necessidade de criação de políticas de incentivo e de inserção de mulheres em instituições superiores, assim como a ocupação de cargos de liderança. A Fapespa, com a inclusão de espaços recreativos em eventos e a pontuação diferenciada no curriculum fortalece uma ciência mais diversa e inclusiva no Pará. Vamos continuar o planejamento de outras ações em busca da equidade de gênero”, enfatiza Carina Silva.

A etapa do Pará do 7º Workshop de disseminação do Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil tem vagas limitadas para 50 pessoas. A inscrição pode ser feita no link https://forms.office.com/e/P3dbHZriCZ.

O Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil pode ser baixado clicando aqui.