Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Mercado Municipal de Curuçambaba é entregue reconstruído e ampliado à população de Cametá

Espaço moderno, adequado e dentro das normas higiênico-sanitárias, vai proporcionar aos comerciantes e à população em geral mais segurança alimentar, conforto e conservação dos alimentos

Por Lilian Guedes (PC)
21/08/2023 14h30

Localizado às margens do Rio Tocantins, o Distrito de Curuçambaba, com uma população estimada em cerca de 4.000 habitantes, agora conta com um mercado totalmente reconstruído e ampliado para a garantia da segurança alimentar de toda a população. O ato ocorreu nesta segunda-feira (21) e foi conduzido pelo governador do Estado, Helder Barbalho. 

Viabilizado por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e a Prefeitura, as obras de intervenção foram executadas em toda estrutura do espaço, o tornando mais moderno, seguro e adequado para a conservação dos alimentos. O chefe do executivo estadual enfatizou os compromissos firmados e cumpridos com a população de Cametá.

“Hoje é um momento de muita felicidade, momento de cumprir com o compromisso que firmamos com o povo de Cametá, aqui no Beiradão, fazendo com que essas obras possam iniciar-se, trazendo desenvolvimento, fazendo com que esse povo possa sair da poeira no verão, da lama no inverno, fortalecendo a logística para o escoamento da pimenta-do-reino, do açaí, gerando emprego, comodidade, tranquilidade e segurança para quem necessita dessa estrada. Do mesmo modo, o mercado, muito importante para a produção e aqui a parceria com a Prefeitura, com o deputado Hélio, todos juntos, trabalhando por Cametá, por Curuçambaba”, disse Helder Barbalho.

A área total de 433,42m 2 contempla todos os espaços de convivência, como os boxes, pontos comerciais, banheiros e lanchonete. Quem aprovou e elogiou o investimento do Governo do Estado foi dona Maria Rosana, pescadora da região e que trabalha com a venda de mingau. 

MARIA ROSANA, vendedora de Mingau“Eu fico muito feliz de ter recebido o mercado novo, porque antes não tinha um mercado bonito como tem agora. A gente fica muito feliz por ele ter olhado para a gente, agora com um mercado mais higiênico. A gente fica muito feliz por isso, me sinto muito valorizada”, disse a pescadora. 

O Mercado do Distrito de Curuçambaba foi construído em 1998 e, até o momento, não havia recebido nenhum tipo de intervenção. O município de Cametá é conhecido pela famosa pesca do mapará, uma importante atividade pesqueira que movimenta a economia da região. A festa de abertura da pesca se tornou patrimônio cultural e imaterial do Estado e faz parte do calendário oficial de eventos do município. O estabelecimento comercial foi aprovado por seu Evandro Barroso, que há 20 anos trabalha no ponto com a venda de peixe.

“Estou sendo beneficiado aqui com esse imóvel tão bonito, o mercado. Para nós é uma honra,EVANDRO BARROSO, feirante porque já trabalhamos quase 20 anos aqui no sol quente, apanhando chuva, água e sol. E o que chama a atenção é a organização, o nosso prefeito olhar pra gente, então é isso que a gente acredita que vai durar anos. A gente vai cuidar, com certeza, de fazer a nossa parte. Vida nova e vamos trabalhar”, disse o morador

Com as obras, o mercado ampliou seu número de estabelecimentos comerciais, além de oferecer bons produtos em um espaço para manifestações culturais e comunitárias. A reconstrução recuperou a percepção visual, bem como melhorou a circulação interna, sendo um lugar de democracia.