Em Belém, Sespa promove capacitação sobre aleitamento materno a profissionais de saúde
Programação irá abordar temas ligados ao atendimento às mães e bebês na primeira hora de vida, na atenção primária de saúde
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém, a Universidade Federal do Pará, a Santa Casa e o Hospital Ordem Terceira, em Belém, realiza a partir desta segunda-feira (21) o Curso de Sensibilização e Manejo do Aleitamento Materno no Hospital Ordem Terceira, em Belém.
A iniciativa visa a capacitação de profissionais de saúde e acadêmicos da área para atendimento às mães e bebês na primeira hora de vida, na atenção primária de saúde. O curso será realizado durante toda esta semana, com uma turma de manhã e outra à tarde.
Segundo Mylenna Silva, membro da Coordenação Estadual de Saúde da Criança da Sespa, a formação integra a programação do "Agosto Dourado", campanha que reforça a importância do aleitamento materno.
"É necessário que os profissionais de saúde sejam capacitados no manejo da amamentação desde a gestação até o pós-parto e saibam informar às gestantes e puérperas sobre o aleitamento materno, ressaltando os benefícios para a saúde da criança e da mulher. O curso abordará os principais conteúdos teóricos sobre o manejo da amamentação nos serviços de saúde”, declarou.
A qualificação também tem como objetivo o fortalecimento do Programa de Apoio ao Aleitamento Materno (Proame) e ampliar o número de Hospitais Amigos da Criança no estado, através da formação dos profissionais de saúde que atuam na atenção primária.
No primeiro dia de curso foram abordados os cuidados necessários para que a mulher consiga amamentar bem logo após o parto e a fisiologia da lactação, ou seja, o que acontece internamente na mulher para a produção de leite.
“Para amamentar bem, é necessário parir bem, e isso envolve uma série de cuidados que devem ser tomados, como uma boa alimentação, banho quente, acompanhamento durante o processo de trabalho de parto, entre outras medidas”, afirmou a palestrante Mara Amaral.
Uma das profissionais presentes na capacitação é Heloísa Coelho, técnica de enfermagem que atua na Usina da Paz de Marituba e avalia como positivo o curso “As palestras estão muito esclarecedoras, com orientação para situações que vivemos atuando na ponta”, afirmou.
Texto: Edilson Teixeira (Ascom/Sespa)