Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INICIATIVA

Projeto promove hábito de leitura entre estudantes de escola estadual, em Tucuruí

O “Ler é Pai D´Égua: Ispia a leitura na tua casa” reúne alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, com participação presencial e também de forma virtual

Por Bruno Magno (SEOP)
21/08/2023 12h04

A Escola Estadual Gumercindo Gomes Pereira, no município de Tucuruí, Região de Integração Lago Tucuruí, desenvolveu um projeto que busca incentivar o hábito da leitura entre os estudantes. O “Ler é Pai D´Égua: Ispia a leitura na tua casa” envolve 1357 estudantes, do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. 

A iniciativa foi idealizada pela professora Elizangela Damasceno, durante o ensino remoto, no momento em que houve a suspensão das aulas presenciais, em 2021, e sugeria alternativas que possibilitassem vivências e aprendizagens significativas para os alunos, bem como contribuir para a formação de leitores críticos e participativos. Outro objetivo era o de promover a formação de leitores e manter o hábito de leitura em dia, principalmente quando se trata de crianças em fase de aprendizado.

A cada duas vezes ao mês, os docentes trabalham com os alunos em atividades que envolvem ações de leitura dentro do ambiente escolar, e também de forma virtual, por meio de grupos do aplicativo de mensagens Whatsapp. Os temas propostos são escolhidos de acordo com o currículo letivo. 

“As expectativas me surpreenderam. De início, o objetivo era manter aceso esse interesse pela leitura e essa parceria, que é o compromisso da família, de mãos dadas com os professores. E quando começou o projeto, nós fomos registrando em documentos o engajamento. De repente, o projeto tomou uma proporção muito grande. As pessoas começaram a se envolver e mandar mensagem dizendo que gostariam de ler e participar. É uma grande emoção por esse momento de ter conquistado um espaço muito grande, onde atendemos alunos indígenas, quilombolas e da zona rural”, disse a professora. 

Para a aluna Rebeca do Carmo, do 5° ano, o projeto veio para incentivá-la a ler. “Me motiva muito a ler, pois antes eu não sabia ler direito e hoje já sei. Quando entrei no projeto, tudo mudou, perdi também a vergonha, porque eu era muito tímida e quando comecei a gravar os vídeos, já comecei a perder a vergonha”, conta a aluna. 

Em janeiro de 2023, o “Ler é Pai D´Égua: Ispia a leitura na tua casa” recebeu a premiação nacional do Conectando Saberes, no qual tem objetivo de reunir iniciativas pedagógicas que produziram um impacto positivo nas escolas em que foram colocadas em prática e valorizar o trabalho do educador. A premiação ocorreu no Rio de Janeiro.

Texto: Bianca Rodrigues/Ascom Seduc