Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORES E ENCANTO

Flor Pará 2023 é vitrine para a diversidade da flora amazônica

Visitantes do evento, integrado ao Festival do Chocolate, aproveitam para fazer cursos e oficinas gratuitos

Por Rose Barbosa (SEDAP)
20/08/2023 15h09

Ana Selma e Fátima aproveitaram a variedade de plantasAs amigas Ana Selma Nascimento e Fátima Dutra são apaixonadas por flores e plantas em geral. Durante o passeio que fizeram pelo Flor Pará 2023, evento que ocorre integrado ao Chocolat Amazônia 2023, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, até este domingo (20), as duas não esconderam o entusiasmo diante da variedade e do colorido da flora tropical paraense, exposta desde a última quinta-feira (17).

Segundo os organizadores da programação, até a noite de sábado (19), 70 mil pessoas haviam visitado os estandes, distribuídos por 10 mil metros quadrados. Muita gente tem aproveitado a passarela de plantas, instalada na entrada do Hangar, para eternizar o momento em fotos. O espaço mostra um pouco da diversidade da flora amazônica, inclusive com a reprodução do canto de pássaros da região.

A tecnóloga em Marketing Ana Selma, após comprar um lírio, disse que chegou cedo ao Hangar, esteve nos estandes de cacau e chocolate, e depois seguiu para o espaço de venda de plantas. “Eu sempre venho a este festival. Sou apaixonada pela natureza, e estou maravilhada. Já percorri diversos espaços da exposição de plantas e flores. Estou encantada!”, disse a visitante.

“Está tudo muito bonito. Amamos esse espaço”, afirmou Fátima Dutra. As amigas também foram seduzidas pelo sabonete feito à base de cacau e por tabletes de chocolate de origem produzido no município de Moju, no nordeste do Pará. “Aprovadíssimo”, garantiram Ana e Fátima, sobre o evento promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Laércio Oeiras com o brinde recebido após o cursoCursos e oficinas – O Flor Pará agradou a crianças e adultos que participaram dos cursos oferecidos durante a programação. O estudante de Gastronomia Laércio Oeiras disse que aprendeu “como preparar a terra, como plantar no vaso, sobre umidade. Gostei de ter ganho essa erva. Gosto muito de hortelã, bem como minha mãe, que é apaixonada por planta. Vou levar para ela. Aprovei esse evento. Vai servir também para eu repassar aos meus colegas de curso”. Laércio ganhou o vaso com hortelã após o curso que fez com a instrutora Gabriela Cordovil.

Mais de 150 pessoas participaram das oficinas sobre cultivo de plantas e confecção de arranjos. A engenheira agrônoma Gabriela Cordovil, responsável pelo curso “Cultivos em vasos para pequenos espaços”, informou que foram repassadas noções básicas e de fácil execução aos participantes. “Nós falamos um pouco sobre drenagem, adubação e pragas. As principais dúvidas que os nossos participantes apresentaram foram sobre irrigação, adubação e controle de pragas. Foi muito positivo o interesse demonstrado por eles durante as aulas”, disse engenheira agrônoma.

Instrutora Gabriela Cordovil: público mostrou interesseNeste domingo (20), a programação do Flor Pará incluiu o “Espaço aberto para decoradores” e os cursos de “Design floral no mercado de trabalho”, com o instrutor Vando Nascimento, e de “Decoração Integrada”. As atividades lúdicas com as crianças continuaram com o Flor Kids, em três horários:16 h, 18 h e 20 h.

O Flor Pará comercializou plantas com preços variados – de ervas a R$ 5,00 a orquídeas de R$ 215,00.