Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Recém-nascidos da UTI Neonatal do Hospital Regional do Araguaia têm banho de ofurô

Técnica é também conhecida como o 'banho de balde' e contribui para o relaxamento dos nenéns que enfrentam procedimentos estressantes

Por Ascom (Ascom)
18/08/2023 16h39

Para proporcionar maior conforto e recuperação para os recém-nascidos, a equipe multidisciplinar do Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção, realiza com os bebês da UTI neonatal um banho de ofurô, também conhecido como “banho de balde”.

De acordo com o hospital, a técnica tem propriedades terapêuticas e é capaz de tranquilizar o bebê, que passa por inúmeros procedimentos estressantes durante sua permanência na UTI. O banho além de relaxar os bebês pode ajudar na recuperação diminuindo o período de internação no hospital. O procedimento é realizado por profissionais da equipe de fisioterapia e enfermagem, mediante avaliação médica.

Segundo a fisioterapeuta do hospital, Nelma Inocêncio, esse momento faz com que o que bebê sinta-se acolhido e protegido. “O balde onde os bebês são colocados recria o ambiente uterino, o que auxilia na adaptação dos recém-nascidos, proporcionando tranquilidade, relaxamento e minimizando o estresse sofrido”, comenta.

A técnica ainda favorece o ganho de peso, estimula o desenvolvimento neuropsicomotor, melhora a resposta imunológica e, quando realizada com a participação dos pais, estimula o vínculo com o bebê.

O HRPA é um hospital do Governo do Estado administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (ASELC), que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto de Debora Barbosa