Sespa orienta sobre ouvidoria na gestão de saúde na região do Lago de Tucuruí
Evento oportunizou a troca de experiências, a partir de palestras sobre o aprimoramento do serviço, entre outros benefícios ao público participante
Participaram do evento ouvidores de diversos municípios da Região do Lago de Tucuruí A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou nesta quinta-feira, 17, no auditório do Complexo Regional de Tucuruí, um encontro promovido pela Equipe da Ouvidoria. O público-alvo do treinamento foram os ouvidores de saúde em âmbito municipal, além de ouvidores do Hospital Regional de Tucuruí.
A coordenadora Geral das Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) do Pará, Andréa Nunes, juntamente com a equipe de técnicos da Sespa, oportunizaram o entrosamento dos ouvidores que atuam na região do Lago de Tucuruí, possibilitando a troca de experiências, participando de palestras importantes para o aprimoramento do serviço, entre outros benefícios, que em um treinamento é possível esclarecê-los levando em conta suas experiências evidenciadas nos atendimentos diários dos usuários.
Andréa Nunes, coordenadora geral das Ouvidorias do SUS, no Pará, em palestra aos ouvidores da região do Lago de Tucuruí As ouvidorias são unidades administrativas fundamentais para o controle social previsto no Sistema Único de Saúde (SUS). Os órgãos viabilizam o direito de cada cidadão de ser ouvido e ter as demandas pessoais e coletivas atendidas adequadamente. A principal função da ouvidoria é intermediar as relações entre o usuário e os gestores do SUS, recebendo reclamações, denúncias, sugestões, elogios, solicitações e informações, encaminhando para as áreas competentes, com o objetivo final de melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Texto de Wellington Hugles / Ascom HRT/Unacon