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Novo aplicativo da Prodepa facilita o acesso do cidadão aos órgãos do Governo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/04/2018 00h00

O cidadão poderá acessar todos os serviços informatizados do Governo do Estado de uma forma prática e interativa, com o “Tá na Mão”, aplicativo que em breve será lançado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa).

O objetivo é aproximar o cidadão das soluções apresentadas pelo Governo, além de permitir que os órgãos conheçam as demandas apresentadas pela sociedade de forma efetiva e, assim, possam dar soluções rápidas. Com a interação com a população, o gestor poderá fazer o mapeamento do que está sendo demandado pela sociedade em determinado momento e região geográfica do estado e, assim, tomar as medidas necessárias.

A primeira versão do “Tá na Mão” foi lançada em fase de testes, mas agora virá de uma forma definitiva e arrojada. O app traz uma interface totalmente diferente em termos de usabilidade. O usuário encontrará mais simplicidade em um aplicativo que segue as novas tendências dos que são utilizados hoje, tanto na versão Android, quanto na versão IOS.

Por meio do app, o usuário poderá ver toda a lista de reclamações que ele fez em sua linha do tempo. A interação será otimizada com o “Push”, serviço de comunicação automática. Se autorizado pelo usuário, o aplicativo enviará notificações na medida em que seu pedido/reclamação for sendo atendido ou mudar de status. Basta o cidadão baixar, instalar e manter o aplicativo, para quando precisar estiver com o canal de comunicação na mão. A pessoa fará uma solicitação e, poucas horas depois, chegará uma notificação indicando que vai haver um tratamento ou solução.

O atendimento será individualizado. Cada órgão participante da solução terá uma tela de monitoramento individual, na qual serão apresentadas, ao vivo, no momento em que são cadastradas, as demandas. Além disso, o status que estará sendo apresentado informará quem registrou, assim como a hora, data e local, incluindo as fotografias e o texto que a pessoa enviou.

Entre os órgãos e serviços que estarão disponíveis no aplicativo estão: Procon (denúncias); Cosanpa (notificação de vazamento); Ponto Cidadão (problema na emissão de boletim de ocorrência, boletim de mau atendimento, assalto a ônibus, assalto em posto de saúde e notificação sobre violência em ambiente escolar); Semas (notificação sobre desmatamentos); Corpo de Bombeiros (notificação sobre incêndios) e Prodepa (notificação sobre hotzone sem sinal de internet).

“Em vez de o cidadão ir a um site, requisitar algum serviço do estado, agora ele tem consolidadas todas as funcionalidades que o estado oferece, já informatizadas, em um único lugar. Todos os serviços disponibilizados pelo governo estarão ao alcance da população, de uma forma prática e interativa nesse aplicativo”, pontua o presidente da Prodepa, Theo Pires.