Em Abaetetuba, mais de 930 famílias recebem cheques do "Sua Casa", "CredCidadão" e títulos de terra
Vice-governadora Hana Ghassan realizou a entrega, nesta terça (15), de benefícios que irão mudar a vida da população local com acesso a linhas de crédito, melhorias habitacionais e segurança jurídica a agricultores
Na cidade de Abaetetuba, 930 famílias foram contempladas com títulos de propriedade de terra e cheques dos programas ’Sua Casa’ e ’CredCidadão’ nesta terça-feira (15).De forma integrada e com objetivo de garantir melhorias nas habitações, além de reconhecer o direito à terra e favorecer o acesso a linhas de crédito, o Governo do Estado beneficiou mais de 930 famílias de Abaetetuba, na região de integração do Tocantins, nesta terça-feira (15). A vice-governadora Hana Ghassan fez a entrega, de uma única vez, de cheques do programa "Sua Casa", títulos de terra e cartas de crédito do "CredCidadão".
"Estou muito feliz em estar aqui junto com a população de Abaetetuba comemorando mais um aniversário dessa cidade querida, de um povo trabalhador e guerreiro. Foram mais de 700 benefícios do Programa 'Sua Casa', que ajuda a dar mais dignidade e um lar melhor às famílias. Também entregamos crédito para as pessoas melhorarem e ampliarem o seu negócio e títulos de terra para que a produção familiar se fortaleça, inclusive através do acesso ao crédito. Estamos aqui comemorando e dizendo que Abaetetuba pode contar conosco para o desenvolvimento da região, afirmou Ghassan.
"Sua Casa": apoio para construção de moradias - Dona Rosilene dos Santos foi uma das 702 pessoas contempladas pelos cheques do programa "Sua Casa". A política pública habitacional concede apoio para construção e reconstrução de moradias de famílias em situação de vulnerabilidade social. A moradora festejou a ajuda recebida para concluir a obra da residência da família.
Com os recursos do "Sua Casa", Rosilene dos Santos conta que irá concluir as obras na casa da família“Vai mudar muita coisa. Graças a Deus, chegou em boa hora pra mim. Vou terminar a obra da minha casa, que está quase pronta. Vou terminar os banheiros que estão precisando. Muito obrigada, meu Deus”, disse.
O "Sua Casa" tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação dos imóveis. O valor concedido pelo programa é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que a iniciativa foi lançada, em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.
O programa já beneficiou mais de 200 mil pessoas de todo o Pará. No total, até o dia 26 de julho de 2023, a política pública habitacional ajudou a construir, reconstruir e ampliar mais de 40 mil residências em mais de 130 municípios paraenses, em todas as 12 regiões de integração. Para garantir as execuções das ações objetivando a melhoraria nos índices habitacionais paraenses, a Companhia já investiu mais de R$ 350 milhões de reais.
Para a dona de casa Emília Sena, o recebimento do benefício do "Sua Casa" representará a construção do próprio imóvelEmília Sena foi outra moradora beneficiada pelo "Sua Casa". A moradora ressaltou o quanto o programa será transformador na vida da família. “Vai ser melhor agora. Vou construir lá e mudar, porque eu moro em casa alugada. Mudou tudo agora porque eu ganhei o cheque”, comemorou.
Terra com registro - Durante o evento, 155 títulos de terra também foram entregues à população. O documento traz segurança jurídica e reconhece a ligação das famílias agricultoras com o terreno onde construíram as suas histórias.
Dona Maria Helena Alves estava emocionada ao segurar o registro que era tão aguardado por todos. A agricultora explicou que por décadas esperava receber o documento.
“Há cinquenta anos que eu estava esperando e vai mudar tudo na minha vida. Com o empréstimo, vou trabalhar, essas coisas. Sou muito feliz de ter ganhado o documento”, vibrou.
Em Abaetetuba, o lavrador Isidoro Gomes exibe título de terra.O sentimento de conquista em, finalmente, ser atendido em uma demanda tão antiga foi compartilhado pelos trabalhadores rurais beneficiados na ação desta terça-feira.
“Eu tenho muito a agradecer ao governador e peço pra Deus dar saúde a ele. Eu esperava há muito tempo por esse título. Estou muito satisfeito com o carinho e atenção que recebemos do Governo do Estado”, afirmou o lavrador Isidoro Gomes.
Apoio aos micro e pequenos empreendedores - Na programação do dia, o governo estadual ainda garantiu apoio para 74 micro e pequenos empreendedores. Os trabalhadores receberam, no total, 174 mil reais para iniciarem ou ampliarem os comércios.
O CredCidadão foi criado para auxiliar no desenvolvimento de micro e pequenos negócios, contribuindo para a geração de emprego e renda, e movimentação da economia local. O objetivo do Governo do Pará é beneficiar cerca de 20 mil empreendedores durante todo o ano de 2023, em todas as regiões do estado, em um investimento que deve somar cerca de R$ 50 milhões.