Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E HUMANIZAÇÃO

Paciente do Oncológico Infantil ganha festa temática inspirada em super-herói

A celebração dos 5 anos de Eder Gabryel contou com a presença do personagem dos quadrinhos que ele mais gosta: o Homem-Aranha

Por Ellyson Ramos (HOL)
15/08/2023 08h42

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo  (Hoiol) realizou no fim da tarde de segunda-feira (14) mais uma festa de aniversário. O protagonista da vez foi Eder Gabryel dos Santos, de 5 anos, que compartilhou o momento de celebração com colaboradores, voluntários e, ao lado da mãe, Glauciane Cruz, de 34 anos, comemorou a presença do Homem-Aranha, seu personagem favorito. O tema inspirou também os presentes do garoto, que ganhou bonecos do super-herói.

“Ele sempre quis uma festa assim”, afirmou Glauciane. Natural de São João do Araguaia, no sudeste do Pará, a dona de casa é mãe solo de outros sete filhos e, desde fevereiro deste ano, precisou acompanhar Eder no tratamento contra um linfoma.

“As crianças ficam muito tristes quando recebem a notícia de que não poderão passar o aniversário em casa. As médicas sempre fazem de tudo para liberá-los, mas quando não é possível, entramos em ação para tornar a data no hospital a mais especial possível. Então, vamos até o leito e conversamos sobre coisas que eles gostam. A partir dessas informações, pensamos nas decorações, no topo de bolo e nos voluntários que podem contribuir conosco com personagens e animação”, explica a pedagoga Joyce Wanzeler, integrante do setor de Humanização do Oncológico Infantil.

Segundo os colaboradores, o garoto quando soube da possibilidade de ganhar uma festa não teve dúvidas sobre o tema. “O aniversário é sempre um momento muito esperado, que gera muita expectativa. Ele queria que tudo fosse do Homem-Aranha e queria o próprio personagem aqui. Acionamos o nosso voluntário que faz cosplay e ele aceitou o convite na mesma hora”, afirmou Joyce.

Há mais de uma década, o professor de educação física Fábio Evilázio se veste como o personagem de sucesso nos quadrinhos da Marvel Comics, para prestar trabalhos voluntários.

“Antes mesmo de o Oncológico Infantil ser fundado, eu já desenvolvia atividades no Hospital Ophir Loyola. Ainda estava na faculdade quando percebi que a atividade física e o voluntariado ajudavam muito as crianças e, por ser muito fã do personagem, decidi me dedicar a atividades que proporcionam bem-estar a elas. Quando recebi a ligação perguntando se poderia ajudar, meu coração bateu mais forte com a certeza de que atender esse pedido não tem preço. Eu amo fazer isso. É um momento ímpar na minha vida e na vida do aniversariante”, explicou Fábio.

Para o psicólogo Henrique Abreu, as interações trazidas com celebrações promovem o desenvolvimento social e emocional das crianças e as ajudam a criarem e a fortalecerem laços afetivos.

“Durante o tratamento, as crianças ficam muito restritas. Então, celebrar o aniversário ajuda no emocional e no desenvolvimento da criança. Por mais que ela pare tudo por conta do tratamento oncológico, a gente resgata a naturalidade da infância com as comemorações”, reforçou o especialista. 

“Ele é fanático e desde muito pequenino fala que ama o Homem-Aranha, que é o personagem favorito dele. Ele sempre me pediu uma festinha assim, mas essa é a primeira vez que tem um bolinho de aniversário como esse. Não esperava que ele fosse ter isso no hospital. Estou muito feliz”, afirmou Glauciane.

Quando indagado sobre se havia gostado da surpresa, o aniversariante, até então bastante comunicativo, se entregou ao entretenimento e, com os bonecos recém-presenteados em mãos, respondeu: “Muito!”.

Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região Norte no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.