Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Escolas públicas de Marituba e Tomé-Açu recebem atividades educativas do Detran

Ações lúdicas e pedagógicas integram o Projeto "Trânsito e Escola: Caminhando para a Cidadania", desenvolvido pelo Detran em parceria com os órgãos municipais de trânsito

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
14/08/2023 11h03

Estudantes de escola em Marituba participaram de ações lúdicas com equipe do DetranO Departamento de Trânsito do Estado (Detran) está reforçando as ações educativas nas escolas públicas do estado. Na última semana, o órgão retomou as atividades de 2023 iniciando pelas escolas públicas municipais de Marituba, na Grande Belém, e Tomé-Açu, na região de integração do Guamá. Em apenas sete dias, 1.400 crianças do ensino fundamental aprenderam sobre fatores de risco e comportamento seguro no trânsito.  

As ações educativas integram o Projeto "Trânsito e Escola: Caminhando para a Cidadania", desenvolvido pelo Detran em parceria com os órgãos municipais de trânsito.

"Como o próprio nome já diz, queremos formar cidadãos conscientes para termos, no futuro, um trânsito mais humano e seguro. E nada melhor do que começar pelo ambiente escolar, que já tem em sua essência o princípio da educação. Então, agregamos o tema do trânsito nas atividades como forma de fazer dos alunos, futuros condutores conscientes e multiplicadores da educação para o trânsito em casa junto a suas famílias", explica a gerente de Programas e Projetos Pedagógicos do Detran, Edilssa Carla.  

Em Tomé-Açu, grupo de alunos aprende, brincando, sobre as regras de trânsito e comportamento seguroAs atividades abordam a temática de forma lúdica, divertida e com linguagem acessível para prender a atenção e facilitar a aprendizagem. Os alunos participam de gincanas com perguntas e respostas sobre trânsito seguro. A Caixinha do Trânsito reúne elementos e personagens que compõem o trânsito das cidades: animais, pessoas e veículos. Cada participante ganha o jogo do aprendiz, um livro de colorir que ensina, de forma didática, sobre as leis de trânsito, promovendo a reflexão sobre o papel de cada um nas vias e como se deve conviver em harmonia, sem causar acidentes.

Durante a programação, a sala de aula vira uma sala de cinema, onde as crianças assistem ao vídeo clubismo do trânsito amigo. O filme ensina sobre os fatores de risco, entre eles, o uso da cadeirinha, do cinto de segurança, transporte seguro de animais, transporte de crianças em motocicletas, prioridades de ultrapassagens, cores do semáforo  e outros temas.

"As crianças estão inseridas no trânsito das cidades e elas, quando aprendem, servem de base pra levar esses ensinamentos para os pais, que muitas vezes ainda sentem dificuldade de seguir essas regras", destacou a professora Claucileide Almeida, do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Padre Romeu Pires Borges, de Marituba, que recebeu as ações do Detran na semana passada.

"É mais uma ação super positiva em parceria com o Detran, pois muitas vezes não conseguimos alcançar os pais, então, é através das crianças que levamos a conscientização sobre como usar a cadeirinha, o cinto de segurança ou o capacete. Nosso objetivo final é diminuir os sinistros de trânsito no nosso municipio", afirma o secretário municipal de Trânsito e Transportes de Marituba, Leonan Felipe Moura. 

Aluna Michaeli Ruana, de 9 anoaBastaram apenas 60 minutos de atividades para a Micaeli Ruana, 9 anos, aprender o que pode e o que não pode  nas vias com fluxo de veículos. "Aprendi hoje que eu só posso ser levada na moto com 10 anos e que vou poder tirar a minha carteira de motorista com 18 anos. E também as crianças devem ir na cadeirinha no carro e usar o cinto de segurança no banco de trás", comentou a aluna.  

E quando se fala em regras de trânsito, o Yan Felipe, 9 anos, mostra que os ensinamentos dos agentes de educação já estão na ponta da língua. "Não pode ir tão rápido, nem poluir a pista pra não causar acidente. Além disso, tem que usar sempre capacete e ter muito cuidado pra não cair e não machucar as pessoas", ensinou o futuro condutor.  

O projeto continua sendo realizado ao longo do mês nas escolas de Tomé-Açu, Jacundá, Concórdia do Pará e Benevides.