Hospitais do estado antecipam festejos pelos Dia dos Pais com homenagens inclusivas e lúdicas
Pais, acompanhantes e colaboradores participaram de práticas esportivas adaptadas no CIIR. No Jean Bitar, o momento pôde ser registrado com fotos no Painel Instagramável.
GTH do Jean Bitar ofereceu Painel Instagramável para fotos de colaboradores e acompanhantes de usuáriosOs hospitais estaduais Jean Bitar (HJB), o Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) anteciparam as homenagens pelo Dia dos Pais, festejado anualmente no segundo domingo de agosto, com ações inclusivas e de humanização voltadas aos colaboradores, usuários em atendimento e/ou internados, além de acompanhantes desses pacientes, visando contribuir com a melhora clínica e elevar a autoestima.
No Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, a comemoração, ocorrida na quinta (10) e sexta-feira (11), contou com a montagem de um Painel Instagramável para fotos e entrega de brindes e cartões com mensagens temáticas. Francisco dos Santos, 39 anos, da cidade de Tucuruí, acompanha a esposa que passou por cirurgia de tireóide, e foi um dos que elogiou a iniciativa. “Eu agradeço muito pela homenagem para nós, que somos pais, e gostaria de parabenizar o hospital pelo ótimo atendimento. Agora estou mais feliz ainda porque minha esposa que vai passar essa data com a nossa família, em casa, e com saúde. Isso é muito gratificante”, afirmou.
A presidente do Grupo de Trabalho de Humanização (GHT) do Jean Bitar, Priscila Brito, destacou a importância de iniciativas dessa natureza. “Por ser uma data importante, o Grupo de Humanização optou por fazer essa lembrança que aproxima e fortalece ainda mais os laços afetivos entre pais e filhos”.
O paciente Rodrigo Alcântara participou da ação no HMUEJá no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, a ação “Um toque de autoestima” foi pensada e desenvolvida pelo Comitê de Humanização da unidade hospitalar, que pertence à rede de saúde pública do Pará e é gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).
Internado na unidade, Rodrigo Alcântara, 28 anos, veio de Barcarena, e revelou satisfação em poder participar da atividade realizada no HMUE. “É muito bom porque a gente sai um pouco do leito e isso faz bem para a recuperação. Acredito que não só pra mim, mas para todos que estão aqui. Melhora a autoestima!", disse.
HRPM - A gestão do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizou uma programação dedicada aos pais usuários e colaboradores do HRPM, que se iniciou na sexta-feira (11) com a distribuição de lanche especial aos colaboradores, juntamente com brindes, e irá se encerrar no domingo (13) de Dia dos Pais, com cardápio diferenciado para homenagear os pais.
“É uma forma de dizer obrigada por tudo. Nossa ação tem como objetivo reconhecer a importância dos pais que trabalham no hospital regional e que prestam assistência segura, de qualidade e humanizada aos usuários da região”, reforça Danielle Barbosa, coordenadora do GTH, reforçando a importância da valorização dos pais, que representam uma grande parte dos colaboradores da unidade.
Colaborador do HRPM, Rudam Cimbra diz aprovar iniciativas como essa. “Nos lembra de que somos filhos e nos tornamos pais, e quando nos tornamos pais, o que a gente espera é ser reconhecido. É muito bom receber isso no nosso dia a dia. Podemos contar para nossos filhos, quando chegarmos em casa, que fomos homenageados no nosso trabalho; isso é muito gratificante”, comentou.
CIIR - No Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, as comemorações pelo Dia dos Pais ocorreram na sexta-feira (11) com ações lúdicas conduzidas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com o setor de Arte e Cultura. Os participantes puderam escolher entre os Jogos de Pebolim, Tênis de Mesa, Dama, Xadrez e Uno. Na piscina do Centro Especializado em Reabilitação (CER 4), o Vôlei Aquático foi uma das opções oferecidas ao lado do torneio de karaokê.
CIIR ofereceu atividades lúdicas e esportivas como o tênis de mesaPara Murilo Ferreira, profissional do setor de Arte e Cultura, a atividade proporcionou uma dinâmica interativa para fortalecer ainda mais o espírito de equipe do CIIR. “Além de reconhecer a data, o evento proporciona uma interação entre os pais, tanto colaboradores, quanto acompanhantes dos reabilitandos, tornando este dia mais leve e descontraído. Toda a dinâmica relembrou a minha infância como o pebolim; incentiva o brincar com os filhos, também”, acrescentou.
Texto: Vera Rojas com informações das Ascom HMUE, CIIR, HJB e HRPM