Hospital Regional Público do Araguaia realiza semana de incentivo à amamentação
Mães receberam uma cartilha sobre os benefícios da amamentação em língua portuguesa e na língua indígena Kayapó, favorecendo a inclusão e humanização no tratamento das gestantes
Em alusão ao "Agosto Dourado", campanha de incentivo à amamentação, o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), localizado em Redenção, realizou entre os dias 8 e 11 de agosto, a semana da amamentação com programações para as gestantes e puérperas internadas. Com o tema “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham’’, as ações foram realizadas em diferentes setores do hospital, com participação da equipe de fonoaudiologia, clínicas pediátricas e obstétricas.
As ações envolveram roda de conversa entre equipe de enfermagem e internos de medicina com uma tradutora Kayapó sobre o aleitamento materno na cultura indígena, atividades integrativas de perguntas e respostas com colaboradores de todos setores assistenciais do HRPA, palestras dos internos de medicina com as gestantes atendidas no ambulatório, bate-papo beira-leito com as gestantes e puérperas internadas e palestra com os colaboradoras que estão vivendo o processo de amamentação.
Além disso, a equipe de obstetrícia ofertou uma cartilha sobre os benefícios da amamentação em língua portuguesa e na Kayapó, favorecendo a inclusão e humanização no tratamento de todas as mães.
Perfil - O HRPA oferece uma estrutura de obstetrícia de médio a alto risco, dispondo de 05 leitos de UTI neonatal e 08 leitos clínicos para mães em alojamento conjunto, sendo referência materno-infantil para 15 municípios do Sul do Pará. O hospital é administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (ASELC)
Texto: Débora Barbosa/Ascom ASELC/HRPA