Em solenidade na capital, Estado qualifica novos técnicos em saúde bucal
Formação ofertada pela Sectet abrirá novas perspectivas no mercado de trabalho para os 37 formandos paraenses
O sentimento de gratidão e dever cumprido tomou conta dos 37 formandos da turma de Técnico em Saúde Bucal (TSB) da Usina da Paz Icuí-Guajará, que recebeu a outorga de grau na noite da última sexta-feira (11) no teatro da Usina, em Ananindeua, na Grande Belém. O curso foi ofertado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Para o orador da turma, Matheus Coutinho, de 21 anos, que terminou o ensino médio no município de Curralinho, no arquipélago do Marajó, e veio à capital paraense sem perspectivas em relação ao futuro, a formação abriu muitas portas para ele e para os demais colegas de classe. O jovem, que agora também é graduando de administração, já pensa em fazer o curso superior de odontologia.
“Eu me encontrei no ramo da odontologia. Meu sentimento é de gratidão por tudo que aconteceu e vem acontecendo até hoje. Temos muitas histórias de superação dentro do curso de pessoas que não conseguiam ver um futuro e agora têm um propósito de vida”, revelou.
O diretor de Educação e Tecnologia da Sectet, Washington Berg, que presidiu a cerimônia, ressaltou que a Secretaria tem ofertado cursos técnicos por todo o estado, tentando atender as necessidades do mercado de trabalho, a exemplo do curso de TSB.
“Estes concluintes saem com um certificado e preparados para atender à procura do mercado de trabalho e com uma renda praticamente já garantida”, destacou. Berg também ressaltou que a Sectet já tem planejado a oferta de cursos voltados também aos setores que serão demandados pela vinda da COP 30 para Belém, como o de hotelaria.
O curso de Técnico em Saúde Bucal teve 18 meses de duração com aulas teórico-práticas, sendo as aulas teóricas realizadas na Usina da Paz Icuí-Guajará e as práticas, na UFPA. Esta é a segunda turma que se forma do curso ofertado pelo Governo do Pará. No próximo ano, também realizam a conclusão de curso as turmas das Usinas da Paz Terra Firme, Cabanagem e Nova União, além da que é realizada em no município de Mocajuba.
Além do diretor da Sectet, também estiveram presentes na mesa de abertura do evento a adjunta da Secretaria de Articulação e Cidadania (Seac), Alessandra de Souza; o representante do adjunto da Sectet, Felipe Falcão; o coordenador do curso, Erick Pedreira; o diretor na Usina da Paz Icuí-Guajará, João Gabriel; o representante da referência em Saúde Bucal, Paulo Edson Furtado; a representante da associação de TSB e ASB, Maria Conceição Moraes; e a diretora da escola Vilhena Alves, Vânia Carneiro.