Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Posto da Sespa montado no Aeroporto de Belém aplica mais de 1.500 doses de vacinas

A iniciativa garantiu imunização contra várias doenças a participantes dos eventos internacionais realizados na capital paraense na primeira quinzena de agosto

Por Mozart Lira (SESPA)
11/08/2023 19h59

O posto de vacinação funcionou na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Belém Em 10 dias, o balanço parcial do posto de vacinação montado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Belém mostra a aplicação de 1.519 doses. Funcionando nas 24 horas, o posto foi montado em 1º de agosto para dar suporte aos dois eventos internacionais realizados na primeira quinzena deste mês em Belém - “Diálogos Amazônicos” e “Cúpula da Amazônia”.

A Sespa ofereceu vacinas contra a Hepatite B, Covid-19 (incluindo a bivalente), Febre Amarela, dT (que previne difteria e tétano), Influenza, Tríplice Viral (contra caxumba, sarampo e rubéola) e HPV para adolescentes imunossuprimidos.Entre as vacinas oferecidas pela Sespa estavam contra Influenza, Hepatite B, Covid-19 (incluindo a bivalente) e Febre Amarela

O imunizante mais procurado foi contra Influenza, com 526 doses aplicadas, seguida pela Covid Bivalente, com 475; Febre Amarela, 147; Hepatite B, 136; Dupla Adulto, 128; Tríplice Viral, 100; Covid Coronavac, cinco, e HPV, duas.

As atividades contaram com o apoio da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Escola de Idiomas Aslan.

Realizada por equipes da Sespa, a ação foi executada até esta sexta-feira (11), com o apoio de tradutores de inglês e espanhol, para atender de forma mais efetiva visitantes do exterior. Mais de 120 funcionários receberam treinamento para a operação de vacinação no Aeroporto Internacional.

“Por ser um local de grande fluxo de turistas, o número de visitantes aumentou durante os eventos realizados no Hangar, e o foco foi dar oportunidade às pessoas de atualizarem o cartão vacinal, se protegendo de doenças imunopreveníveis”, ressaltou Leila Flores, integrante da Coordenação de Epidemiologia Estadual, destacando ainda que essas iniciativas favorecem a atualização de dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), mantido pelo Ministério da Saúde.

Posto no Hangar - Outro posto de vacinação montado pela Sespa foi no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no período de realização do “Diálogos Amazônicos”, entre 04 e 06 de agosto. No local, 611 doses foram aplicadas.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, avaliou que o trabalho das equipes da Sespa reafirmou o compromisso do governo estadual com a prevenção de doenças por meio de vacinas. “Demos oportunidade de imunização às pessoas. A iniciativa contribuiu para acelerar as coberturas vacinais, que são essenciais para o não adoecimento por meio da prevenção”, frisou o secretário.