Ophir Loyola promove ação de beleza e autoestima em evento alusivo ao Dia dos Pais
Em Belém, no jardim da instituição, servidores, usuários e acompanhantes receberam cuidados especiais às vésperas do 13 de agosto
Na manhã desta sexta-feira (11), o Hospital Ophir Loyola promoveu uma programação especial destinada aos pais. No jardim da instituição, o público masculino desfrutou de serviços de corte de cabelo, barbearia, estética facial e massagens terapêuticas. Promovido pela Divisão de Eventos Socioculturais e Científicos do HOL, em parceria com o voluntariado, o evento reuniu servidores, usuários e acompanhantes.
Além de reduzir a fadiga e diminuir a rigidez muscular, a massagem contribui para o alívio de quadros de insônia, estresse e ansiedade, como ressaltou a profissional de massoterapia, Cecília Rocha. Ela é voluntária do Grupo Rede de Solidariedade, que atua em parceria com a instituição para a promoção de bem-estar aos usuários.
“O grupo é formado por profissionais das áreas da beleza e da saúde e temos a missão de trazer bem-estar e autocuidado para os assistidos. Nessa programação trouxemos até a ventosaterapia, que melhora a circulação sanguínea, entre outros benefícios”, explicou a profissional.
Além das fricções de massoterapeutas, que promovem sensação de bem-estar e diminuem dores e tensões, os servidores, usuários e acompanhantes puderam desfrutar dos serviços ofertados por podólogos, barbeiros e esteticistas, que realizaram limpeza de pele, revitalização facial e tratamentos para as mãos e pés.
“Nós estamos muito felizes, porque o nosso grupo nasceu aqui dentro do Hospital Ophir Loyola, em 2018, durante uma ação social que nós fizemos para homenagear as mães. Desde então, o número de voluntários só aumenta, porque sabemos que no final de cada trabalho, a gente acaba recebendo muito mais do que a gente entrega. A pandemia veio nos ensinar que precisamos ser pessoas melhores e fazer o melhor para as pessoas também”, afirmou Cecília.
“Eu trabalho com procedimentos femininos, mas hoje os paizões estão aqui porque também merecem esse cuidado. Já tive familiares internados no hospital e sei que é muito bom participar de ações que ajudam os outros. O voluntariado é algo muito emocionante para mim e estar aqui é um sentimento inexplicável. Só tenho a agradecer a Deus, pois só quem tem um familiar, um amigo, ou alguém que já esteve aqui sabe da importância de um abraço, de uma palavra.”, ponderou Laryssa Alves, especialista na área de epilação.
Internado para ser submetido a uma neurocirurgia, o belenense José Ribeiro, de 60 anos, estava ansioso na fila por mais um procedimento. Ao lado da esposa, Socorro, de 53 anos, ele aproveitou as homenagens para lembrar dos filhos. “Tenho dois (filhos), que estão na torcida, enquanto estou aqui”, afirmou ele. “Estou acompanhando o meu esposo e estou gostando da ação. Ele já cortou o cabelo, já fez limpeza de pele e agora está cuidando da sobrancelha. Eu queria também, mas hoje o dia é dele”, completou Socorro enquanto segurava a mão do marido.
“Estou acompanhando meu compadre que vai fazer a cirurgia no estômago. Passei aqui no jardim e como eu estava precisando, já fiz limpeza da pele, massagem e cortei o cabelo”, disse o vigiense Sérgio Pinheiro, de 50 anos.
A abaetetubense Vanda Lopes, de 39 anos, aprovou a iniciativa e não conteve a emoção ao ver o pai, Benedito Lopes, de 64 anos, recebendo cuidados de beleza. “Meu pai fez cirurgia recente na próstata e está bem. Mas o diagnóstico abalou demais a família, porque infelizmente, a minha mãe faleceu de câncer de mama há 14 anos. Graças a Deus ele está se recuperando e apesar de ser muito tímido, veio aqui se cuidar. Ele é pai de quatro filhos e sempre representou o amor. Ele é uma pessoa muito especial, porque cuidou da gente principalmente depois que a minha mãe se foi”, contou Vanda emocionada.
Para a terapeuta ocupacional do HOL, Neila Santos, ações como as desenvolvidas com o foco no carinho e no cuidado, resgatam indivíduos que se sentem tristes por estarem longe de casa e de seus familiares.
“Datas comemorativas remetem a saudade da família, os encontros, pois nós paraenses temos muito dos encontros para celebrar. Nessas ações, há o resgate sociocultural e também a valorização do autocuidado, que foi o foco dessa ação de hoje. É fundamental incentivar as Atividades de Vida Diárias (AVDs) dos pacientes”, destacou.
Os diretores Margareth Braun e João de Deus ao lado de servidores e da Miss Pará Terra 2023, Laira Minely
Visita - A programação contou ainda com a visita da Miss Pará Terra 2023, Laira Minely, que visitou alguns espaços do hospital e discursou para pacientes. Acompanhada do diretor clínico, João de Deus, e da diretora de ensino e pesquisa, Margareth Braun, a modelo paraense desfilou e fez fotos com usuários e acompanhantes.
“Durante o concurso, aprendi muitas coisas, mas, sem dúvida, a mais importante é que a nossa voz faz total diferença. Com pequenos atos a gente pode gerar boas influências ao nosso redor. O concurso do qual participei possui grande enfoque em sustentabilidade e foi por essa influência que comecei a aplicar o modo de reciclagem na minha própria casa e passei a inspirar pessoas com pequenos detalhes. Foi muito bom vir ao hospital e eu já quero voltar, pois estou me sentindo em casa”, afirmou Laira.