Semas destaca avanços tecnológicos na gestão ambiental
Titular da secretaria participou do evento "Diário Talks", que reuniu representantes de empresas, de órgãos públicos e pesquisadores da UFPA
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) fez um balanço das principais transformações digitais que vem apresentando em prol da gestão sustentável do Pará, beneficiando o público e a administração ambiental estadual e municipal. O titular da Semas, Mauro O’de Almeida, abordou a modernização adotada em serviços oferecidos pela secretaria à sociedade durante o evento "Diário Talks", realizado na última quinta-feira (10), em Belém, com o tema “A Inovação como rota para a produção com sustentabilidade na Amazônia”.
O evento reuniu representantes de empresas, de órgãos públicos e pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), que debateram o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Mauro O’de Almeida destacou que a automação de processos é estratégia para agilizar serviços realizados pela Semas. "Conseguimos fazer com que o processo de licenciamento hoje pudesse ser feito de forma totalmente automatizada, do início ao fim, com uma série de tutoriais no site da Semas", disse o secretário.
Ele também destacou os novos processos adotados na análise dos registros de Cadastro Ambiental Rural (CAR) feitos no Estado. "Também foi assim que nós conseguimos automatizar o processo de Cadastro Ambiental Rural, que é um sistema que engloba as informações ambientais de determinada propriedade ou posse rural e conseguimos avançar na análise de validação deste CAR. Conseguimos fazer a análise e validação de 43 mil CARs sem pendência, de uma vez só, e mais 55 mil CARs com pendência, mas que estão prontos para fazer um plano de regularização ambiental”, explicou.
O titular da Semas também citou o “Selo Verde”, ferramenta que rastreia a origem dos produtos da pecuária, no Pará, que são destinados à exportação. "Foi com a transformação digital que a gente conseguiu fazer o Selo Verde, que hoje faz a rastreabilidade da cadeia da pecuária no Estado do Pará e que está acessível de modo público e gratuito." Esta tecnologia garante a transparência à cadeia produtiva, atestando a ausência de relação com possíveis casos de desmatamento, reafirmando o compromisso das empresas paraenses com o meio ambiente e atraindo capital estrangeiro.
Outra inovação tecnológica implantada pela Semas e citada por Mauro O'de Almeida foi o Módulo de Inteligência Territorial (MIT), plataforma de monitoramento dos compromissos assumidos no Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA). "Foi com transformação digital e inovação que nós fizemos o Módulo de Inteligência Territorial, que é uma ferramenta de gestão territorial em que a gente avalia onde estão as cadeias produtivas, onde precisam ser reforçadas e para onde os esforços do estado precisam ser direcionados."