Em agenda bilateral, governador do Pará e presidente da COP 28 alinham estratégias
Helder Barbalho e Sultan Ahmed Al-Jaber falaram sobre a troca de experiências na preparação da conferência mundial do clima, que terá edições em Dubai e Belém
Governador Helder Barbalho durante a reunião com Sultan Ahmed Al-Jaber, na sede do Governo, em BelémPresidente da próxima edição da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima - COP 28, que ocorrerá no final deste ano nos Emirados Árabes Unidos, Sultan Ahmed Al-Jaber se reuniu no final da tarde desta terça-feira (08) com o governador do Pará, Helder Barbalho. O encontro foi no Palácio dos Despachos, sede do Poder Executivo Estadual, em Belém.
Sultan Ahmed Al-Jaber e Helder Barbalho trocaram experiências sobre o andamento dos preparativos para que Dubai e Belém sediem a conferência. A capital paraense receberá a COP 30 em novembro de 2025.
Sultan Ahmed Al-Jaber convidou o Governo do Pará a vivenciar em Dubai os preparativos para a COP 28O presidente da COP 28 agradeceu a hospitalidade com que foi recebido no Estado para participar da Cúpula da Amazônia, e ressaltou que essa é uma característica importante para os anfitriões interessados em receber os compromissos globais.
Sobre a temática ambiental, Sultan Ahmed Al-Jaber expressou preocupação com a mudança energética. “Entendemos que a redução gradual dos combustíveis fósseis é algo inevitável. A velocidade com que isso acontece depende da rapidez com que possamos passar às alternativas de carbono zero, garantindo a segurança energética, acessibilidade e preços alcançáveis", ressaltou.
Intercâmbio - O governador Helder Barbalho demonstrou o interesse do Estado em avançar em parcerias estratégicas nas áreas da tecnologia, negócios, educação, inovação e compartilhamento da experiências voltada à preparação da conferência do clima. “Diferente de Dubai, que já está preparada para receber uma agenda deste porte, Belém tem que ser preparada para receber a COP. Entendemos que podemos construir parcerias para que a COP em Dubai seja o início de uma trajetória da COP na Amazônia. Gostaríamos de tê-los como parceiros”, disse Helder Barbalho.
Helder Barbalho, Sultan Ahmed Al-Jaber, a vice-governadora Hana Ghassan e outros integrantes da comitiva dos Emirados ÁrabesSultan Ahmed Al-Jaber afirmou ser uma grande alegria contribuir com a experiência necessária, e convidou o Estado para, desde já, fazer parte do processo de organização da conferência internacional sobre o clima que já está em andamento em Dubai. “Com isso, irão vivenciar a experiência junto conosco em um ganho em tempo real”, disse o presidente da COP 28.