Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo estadual desenvolve ações de prevenção e controle do colesterol

Cardápio com elevada qualidade nutricional é oferecido a estudantes das escolas públicas do Pará e representa uma das estratégias de proteção à saúde cardiovascular

Por Giovanna Abreu (SECOM)
08/08/2023 12h26

Alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos estão entre as principais estratégias de prevenção e controle do colesterol para crianças e jovens. No Dia Mundial de Combate ao Colesterol, celebrado nesta terça-feira (8), o Governo do Estado destaca as ações contínuas desenvolvidas em saúde, educação e esporte para fortalecer o controle do colesterol alto, que é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares. 

A coordenadora do Programa de Controle de Doenças Crônicas da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), Silvia Corrêa, explica que o programa realiza ações de promoção e prevenção do colesterol baseadas em três fatores de risco: alimentação inadequada, sedentarismo e tabagismo.

"Desenvolvemos ações educativas, trabalhando orientações sobre a hipertensão, o tabagismo, a diabetes, a obesidade, entre outras que têm relação direta com o colesterol. O tabagismo, por exemplo, com a associação da nicotina com o monóxido de carbono, piora o nível de colesterol, podendo formar, inclusive, placas de ateroma, causando a  aterosclerose", alerta Corrêa. A Sespa também qualifica profissionais municipais acerca dos fatores de risco da doença.

O colesterol é uma substância essencial para o correto funcionamento do organismo, compõe estruturas das células do coração, intestino, músculos, pele, fígado, nervos e cérebro. Ainda atua na digestão e na formação de alguns hormônios e vitaminas. No entanto, sua ingestão deve ser controlada, para que essas as taxas de colesterol no sangue permaneçam equilibradas. Fatores genéticos também devem ser acompanhados.

Nas escolas paraenses, a qualidade nutricional dos alimentos oferecidos aos alunos é prioridade. A coordenadora de alimentação da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), Taynara Araújo, explica que uma equipe de nutricionistas é responsável por desenvolver cardápios adequados às características dos estudantes, como idade, altura, atividades que praticam, calorias necessárias, entre outros aspectos.

"Priorizamos alimentos que são saudáveis, como proteínas, vitaminas, sais mineiras e ferro, por isso, não trabalhamos com alimentos ultraprocessados. Fortalecemos nas escolas a educação alimentar para que as outras refeições dos alunos, feitas fora da escola, sejam de alimentos nutricionalmente equilibrados. Se o estudante se alimenta bem, ele será um jovem saudavel e um futuro adulto saudável e bem desenvolvido", ressalta a representante da Seduc.

Na área do esporte, um das iniciativas da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) que visa contribuir para a promoção da saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos, é o "Talentos Esportivos".

A aluna de ginástica artística Calina Mendes faz parte do programa. "A ginástica está na minha vida desde que eu nasci; meus irmãos já faziam ginástica e eu os acompanhei. O esporte me ajudou a ter mais resistência, a ter mais força de vontade, mais equilíbrio, força física, flexibilidade, mais persistência, concentração e foco, e principalmente, ser uma pessoa saudável", diz.

As aulas são realizadas no Campus III, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Belém e no Estádio Olímpico do Pará (EOP), o Mangueirão.