Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORÇA-TAREFA

Órgãos de Segurança intensificam o monitoramento de ações durante a Cúpula da Amazônia, em Belém

Segup avalia que evento transcorre com normalidade nesta terça-feira (08). Trabalho integrado reúne agentes dos órgãos de Segurança Pública das três esferas governamentais.

Por Roberta Meireles (SEGUP)
08/08/2023 12h01

A força-tarefa integrada formada pelos órgãos de Segurança Pública das três esferas governamentais segue atuando no monitoramento de toda a logística de segurança das escoltas dos chefes de Estado e presidente da República durante a Cúpula da Amazônia, que ocorre nesta terça (08) e quarta-feira (09), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. 

As forças de segurança também acompanham a movimentação e o fluxo de trânsito nas vias da capital paraense, garantindo a agilidade na troca de informações e tomada de decisão diante de qualquer demanda do evento. 

No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), os representantes do Sistema Estadual de Segurança Pública, junto a órgãos federais e municipais, intensificaram o monitoramento das ações que estão ocorrendo nas principais vias desde as primeiras horas da manhã. 

“Nós seguimos do Centro Integrado de Comando e Controle monitorando as imagens das câmeras de segurança instaladas na capital, assim como no acompanhamento das ações do esquema de segurança que foi planejado para esses dias da Cúpula da Amazônia. Até o momento, tudo ocorre conforme o planejado, e o Sistema permanece atuando dentro do planejamento para que a tranquilidade e ordem sejam mantidas”, afirmou o titular da Segup, Ualame Machado.

No CICC, os agentes estão atuando também por meio do Sistema Córtex, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no monitoramento do trabalho de rondas, diligências policiais, escolta e fluxo de trânsito. No sistema, todas as ações desenvolvidas estão sendo cadastradas com o objetivo de manter a integração de informações entre os agentes. 

Ordenamento de pessoas e veículos - Para garantir o auxílio aos agentes que atuam de forma integrada e reforçam o esquema de segurança no entorno do Hangar, às 00h desta terça-feira (08), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e o Exército brasileiro instalaram gradis em pontos estratégicos, previamente definidos, para garantir a ordem pública e o ordenamento do fluxo de pessoas e trânsito. 

Agentes das três esferas governamentais estão envolvidos nos trabalhos, como as Polícias Civil, Militar, Científica e Penal, Grupamentos Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Guardas Municipais, órgão de trânsito municipal, agências de inteligência, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além de representantes do Itamaraty e de alguns ministérios do Governo Federal.