Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Fundação Santa Casa do Pará é premiada com o selo "Segurança do Paciente" 

A instituição trisecular, que disponibiliza 486 leitos aos usuários do SUS, se destaca pelas ações de assistência que colaboram para a saúde de pacientes internados

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
08/08/2023 13h00

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) conquistou o selo "Segurança do Paciente", concedido pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) em parceria com a Epimed Solutions. 

“A conquista se deve ao fortalecimento da Cultura de Segurança e Aprimoramento do Sistema de Gestão da Qualidade, no qual a certificação tem por objetivo incentivar a implementação de processos eficazes para prevenção, detecção e respostas a incidentes e eventos adversos, visando a segurança do paciente nas instituições de saúde’, comemora Camila Negrão, responsável pelo Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança da Santa Casa. 

A premiação é concedida às instituições que atendem aos critérios de promoção das boas práticas para a segurança do paciente ao notificarem, classificarem e tratarem os incidentes e eventos adversos conforme a legislação RDC 36/2013, com registro no sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente, no ano anterior.

Segundo o IBSP, estudos internacionais indicam que de 4% a 16% dos pacientes hospitalizados em países desenvolvidos são afetados por incidentes relacionados à assistência à saúde, incluindo eventos adversos. E nesse contexto, a gestão de incidentes desempenha um papel fundamental na construção de uma cultura de segurança que priorize a notificação, investigação e a sua abordagem como oportunidade de aprendizado. 

A diretora técnica assistencial da Fundação Santa Casa, a médica Norma Assunção, avalia que a premiação é um reconhecimento de que o trabalho está no caminho certo. A instituição disponibiliza 486 leitos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A segurança do paciente é um objetivo e uma meta importante para o trabalho assistencial porque é o norte de fazer uma assistência com a consciência de que não vamos causar dano ao paciente”. 

“Quando você trabalha com o plano terapêutico, com uma equipe entendendo os riscos que aquele paciente possa ter, durante a sua jornada dentro da instituição, isso realmente faz com que ele tenha consciência de que o seu cuidado precisa ser seguro. Então, tratar sem lesar, acho que é o mais importante do nosso trabalho. É realmente ter todas as medidas, as estruturas possíveis e sempre avaliar os riscos para que possamos evitar o dano ao paciente, para que ele venha para a instituição fazer o seu tratamento e saia daqui sem nenhuma complicação relacionada ao seu cuidado. E esse prêmio é uma garantia de que estamos indo no caminho certo”, conclui a médica. 

Texto: Ascom Fundação Santa Casa do Pará